Entre sacralidade e secularidade: a evolução sócio-cultural dos músicos da catedral de Durango (1635-1836)
Publicado 2024-07-24
Palavras-chave
- sociedade,
- cultura,
- catedral do Durango,
- teatro coliseo,
- capela da música
Como Citar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Resumo
Este artigo explora a transformação do papel social e cultural dos músicos da Catedral de Durango desde a segunda metade do século XVII até o início do século XIX, com foco na transição da era colonial para a independência. Destaca como esses músicos influenciaram a evolução da música e a criação de novos espaços sociais. Tradicionalmente vistos como subordinados a instituições hegemônicas, argumenta-se que atuaram como agentes ativos em resposta a crises políticas e sociais. O estudo examina suas contribuições além da catedral e como suas práticas musicais refletiram e moldaram as transformações socioculturais da época. Baseada em fontes inéditas de arquivos históricos estaduais e diocesanos e enriquecida por pesquisas anteriores, esta obra ilumina um aspecto pouco explorado da história musical de Durango e contribui para uma compreensão mais ampla da música como um fenômeno social e cultural contínuo e interconectado.
Downloads
Referências
- Archivos
- Archivo Histórico de la Arquidiócesis de Durango (AHAD)
- Archivo Histórico del Estado de Durango (AHED)
- Biblioteca Central Pública del Estado de Durango (BCPED)
- Archivo General Histórico del Municipio de Durango (AGHMD)
- Fuentes secundarias
- Libros
- Altamirano Cozzi, Graziella. De las buenas familias de Durango: parentesco, fortuna y poder (1880–1920). México: Instituto Mora, 2010.
- Burkholder, J. Peter, Grout, Donald Jay y Palisca, Claude V. Historia de la música occidental. Madrid: Alianza Editorial, 2008.
- Davies, Drew E. Santiago Billoni. Complete Work. Middleton: AR Editions, Inc., 2011.
- Davies, Drew E. Catálogo de la colección de música del Archivo Histórico de la Arquidiócesisde Durango. México: Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones estéticas, 2013.
- De la Cruz, Ramón. Sainetes (Manolo, El teatro por dentro, La Petra y La Juana): Las 25 mejores obras del teatro español. Madrid: Bolchiro-Resad, 2014.
- Gatta, Massimo. Con decencia y decoro: la actividad musical de la catedral de Durango (1635-1749). Durango: Universidad Juárez del Estado de Durango, Instituto de Investigaciones Históricas, 2015.
- Guerrero Romero, Javier. Teatro Coliseo-Teatro Victoria. Durango: Instituto Municipal del Arte y la Cultura, 2001.
- Mazín Gómez, Oscar. El cabildo catedral de Valladolid de Michoacán. Zamora: El Colegio de Michoacán A.C., 1996.
- Navarro Gallegos, César. Los congresos federalistas de Durango (1824-1835). Durango: Congreso del Estado de Durango, Instituto Mora, 2006.
- Pareyón, Gabriel. Diccionario Enciclopédico de Música en México. México: Universidad Panamericana, Guadalajara, 2007.
- Pelletieri, Osvaldo. El sainete y el grotesco criollo: del autor al actor. Buenos aires: Editorial Galerna, 2008.
- Porras Muñoz, Guillermo. Iglesia y Estado en Nueva Vizcaya (1562-1821). México: UNAM, 1980.
- Torres Medina, Raúl Heliodoro. Los músicos de la catedral Metropolitana de México (1750-1791), transgresión o sumisión. México: Universidad Autónoma de la Ciudad de México, 2015.
- Turrent, Lourdes. Rito, música y poder en la Catedral Metropolitana México (1790-1810). México: Fondo de Cultura Económica/ El Colegio de México, 2013.
- Capítulos de libro
- Becerra Jiménez, Celina G. y González Escamilla, Rafael. «Instrumentos musicales en la Catedral de Guadalajara en el siglo XVIII», en Enríquez, Lucero (ed.). Harmonia Mundi: Los instrumentos sonoros en Iberoamérica, siglo XVI al XIX. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2009, pp. 309-320.
- Bitrán, Yael. «La buena educación, la finura y el talento. Música doméstica en las primeras décadas del México independiente», en Miranda, Ricardo y Tello, Aurelio (coord.)., La música en los siglos XIX y XX. México: Dirección general de publicaciones del Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, 2013, pp.112-153.
- Enríquez, Lucero. «Encrucijada de tradiciones, géneros y enunciados a modo: unos contrafactos del siglo XIX del Archivo de Música de la Catedral de México», en Enríquez, Lucero (ed.)., De música y cultura en la Nueva España y el México independiente: testimonios de innovación y pervivencia. Ciudad de México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2013, 99–122.
- Gatta, Massimo; Jiménez Torres, Humberto y Barbosa Elizalde, Daniel. «Trayectorias históricas de la actividad musical de la catedral de Durango (1620-1866)», en Martínez Romero, Adolfo Arte y música de la Catedral de Durango: archivos y documentos. 400 años de historia del Obispado de Durango (1620-2020). México: Centro para la Investigación de las Artes Durango A.C., Instituto de Cultura del Estado de Durango, 2021, pp.85-132.
- Marín López, Javier. «Tradición e innovación en los instrumentos de cuerda frotada de la Catedral de México», en Enríquez, Lucero (ed.)., Harmonia Mundi: los instrumentos sonoros en Iberoamérica, siglo XVI al XIX. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2009, pp. 239-260.
- Navarro Gallegos, César. «La transición política del régimen provincial al federalismo en Durango. 1820-1835», en Cano Cooley, Gloria (Ed.), Historia de Durango, vol.3, Durango: Universidad Juárez del Estado de Durango, 2013.
- Raigosa Reyna, Pedro. «Romanticismo y modernidad. La vida cotidiana en el Durango del siglo XIX», en Cano Cooley, Gloria Estela (ed.)., Historia de Durango, vol. 3. Durango: Universidad Juárez del Estado de Durango, 2013, pp. 697–744.
- Vallebueno Garcinava, Miguel. «Poblamiento y estructura social en Durango», enCano Cooley, Gloria Estela Historia de Durango, vol. 3. Durango: Universidad Juárez del Estado de Durango, 2013, pp. 298-349.
- Artículos
- Álvarez Moctezuma, Israel. «Notas Incipientes alrededor de una Episcópolis». Cuadernos del Seminario Nacional de Música en la Nueva España y el México Independiente, núm. 2, 2007, p. 4-13.
- Aragón Mateos, Santiago. «La nobleza narcisista. Ideología nobiliaria en la España de la Ilustración». Mélanges de la Casa de Velázquez, núm. 25, 1989, pp. 279-301.
- Bastidas, José Menandro. «La educación musical en Pasto en el siglo XIX, una exploración desde distintos ejes de direccionalización». Revista Historia de la Educación Colombiana, núm.15, 2012, pp.141–162.
- Barce, Ramón. «El folklore urbano y la música de los sainetes líricos del último cuarto del siglo XIX: la explicitación escénica de los bailes». Revista de Musicología,núm. 16, 1993, pp. 3217-3225.
- Eslava Estrada, Francisco Fernando. «El mundo sonoro de Lucas Alamán: tertulias, jarabes y guitarras de siete órdenes entre el ocaso de la Nueva España y los albores del México independiente», Letras históricas, núm. 16, 2017, pp. 93-110.
- Díaz Cayeros, Patricia. «Espacio y poder en el coro de la Catedral de Puebla», Relaciones. Estudios de historia y sociedad 25, núm. 2004, pp. 219-251.
- Gatta, Massimo. «Así vosotras no hacéis miel para vosotras mismas, abejas. Música y educación de primeras letras en el Durango de la primera mitad del siglo XIX». Letras históricas, num. 27, 2022.
- Gatta, Massimo. «El teatro coliseo y la capilla de música de la catedral: tensión y sinergia en los espacios del ocio de durango (1800-1802)». Escripta Revista de Historia 1, num. 2, 2019, pp.217-37.
- Gatta, Massimo. «Organización y significación de la actividad musical en la catedral de Durango en el contexto del lucimiento y aumento del culto divino (1635-1680)». Revista de Historia de la Universidad Juárez del Estado de Durango, num.3, 2011, pp.124-53.
- Martínez García Burgos, Palma. «El decoro: la invención de un concepto y su proyección artística». Espacio Tiempo y Forma. Serie VII, Historia del Arte 1, 1988, pp.91-102.
- Matellanes Fariza, Juan Carlos. «Globalización en un arte total: la ópera», Boletín de Estudios Económicos, núm. 192, 2007, pp.551-555.
- Pereyra, Carlos. «El sujeto de la historia». Dialéctica, núm. 1, 1976), pp. 71-91.
- Vallejo González, Irene, «El teatro en Valladolid durante el siglo XVIII: autores y obras más representados». Castilla: Estudios de literatura, núm. 6, 1983, pp.143-150.
- Xavier-Guerra, François. «Voces del pueblo. Redes de comunicación y orígenes de la opinión en el mundo hispánico (1808-1814)». Revista de Indias, núm. 62, 2002, pp. 357-384.
- Tesis, ponencias, documentos y otros inéditos
- Castañeda Porras, Francisco Pablo. Restablecimiento, crisis y disolución de la capilla de música de la Catedral de Durango (1802-1834), (tesis de maestría), Universidad Juárez del Estado de Durango, 2022.
- Davies, Drew E. The Italianized Frontier: Music at Durango Cathedral, Español Culture, and The Aesthetics of Devotion in Eighteen-Century New Spain, (tesis de doctorado), The University of Chicago, Chicago, 2006.
- Gatta, Massimo. Entre tradición y modernidad: cultura y ocio en Durango durante la primera mitad del siglo XIX, (tesis de doctorado), Universidad Autónoma de Sinaloa, Culiacán, 2019.
- Jiménez Torres, Humberto. La educación musical en la catedral de Durango (1636-1749), (tesis de licenciatura), Universidad Juárez del Estado de Durango,Durango, 2017.
- Publicaciones en internet
- Mijares, Enríque. «El Coliseo de Durango, hoy Teatro Victoria», en http://cdigital.uv.mx (fecha de consulta: 26 de junio de 2023): 101-116.