v. 24 n. 1 (2019): Anuario de Historia Regional y de las Fronteras
Artigos

Alguns aspetos de transformação musical na Catedral de Évora (Portugal) no Barroco: A produção musical de Pedro Vaz Rego nas primeiras décadas do século XVIII

Luís Henriques
Universidade de Évora, Portugal
Biografia

Publicado 2019-03-01

Palavras-chave

  • catedral,
  • música religiosa,
  • stile concertato,
  • instrumento musical

Como Citar

Henriques, L. (2019). Alguns aspetos de transformação musical na Catedral de Évora (Portugal) no Barroco: A produção musical de Pedro Vaz Rego nas primeiras décadas do século XVIII. Anuario De Historia Regional Y De Las Fronteras, 24(1), 15–33. https://doi.org/10.18273/revanu.v24n1-2019001

Resumo

A Catedral de Évora foi um importante centro musical português entre os séculos XVI e XIX onde inúmeros compositores ocuparam postos no seu serviço musical produzindo repertório para uso nessa instituição. Enquanto para os séculos XVI e XVII não sobreviveu muito repertório, para as últimas décadas do século XVII e XVIII um número substancial de fontes proporcionam um vislumbre da atividade musical na Catedral, nomeadamente do compositor pedro Vaz Rego. Através de um estudo analítico da sua produção musical focando as caraterísticas de um estilo antigo predominantemente polifónico e do estilo moderno concertado, pretendeu-se identificar algumas particularidades deste compositor. No grupo de obras analisadas percebe-se que Rego foi simultaneamente autor de obras em estilo antigo, mais conservadoras, e de obras que apontam para o que se produzia nas instituições musicais portuguesas, nomeadamente a Patriarcal de Lisboa onde o estilo italiano estava implantado, influenciando-se mutuamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fontes primárias

Manuscritos de arquivos

Arquivo da Sé de Évora, Fundo Musical, Códice n.º 5.

Arquivo da Sé de Évora, Fundo Musical, Códice n.º 8.

Arquivo da Sé de Évora, Fundo Musical, Diversos n.º 45.

Arquivo da Sé de Évora, Fundo Musical, Diversos n.º 175.

Arquivo da Sé de Évora, Fundo Musical, Diversos n.º 176.

Arquivo da Sé de Évora, Fundo Musical, Diversos n.º 177.

Arquivo da Sé de Évora, Fundo Musical, Diversos n.º 178.

Arquivo da Sé de Évora, Fundo Musical, Diversos n.º 179.

Arquivo da Sé de Évora, Fundo Musical, Livros Impressos de Polifonia n.º 3.

Arquivo da Sé de Évora, Fundo Musical, Missas pro Defunctis n.º 13.

Arquivo da Sé de Évora, Fundo Musical, Musica Mariana n.º 88.

Arquivo Distrital de Portalegre, Livro de Baptizados da Matriz de Campo Maior 1668-1678.

Biblioteca Pública de Évora, Fundo Musical, Cód. CLI/1-5 d n.º 24.

Fábrica da Sé Patriarcal, Fundo Musical, Livro de Coro IX

Fontes secundárias

Livros

Alegria, José A. História da Escola de Música da Sé de Évora. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1973.

Alegria, José A. O Colégio dos Moços do Coro da Sé de Évora. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.

Barata, António F. Esboços Chronologico-Biograhicos dos Arcebispos da Egreja deÉvora. Coimbra: Imprensa Litteria, 1874.

Barbosa Machado, Diogo. Bibliotheca Lusitana. Tomo III, Lisboa: Ignacio Rodrigues, 1752.

Cerone, Pietro. El melopeo y maestro. Libro XII, Nápoles: Iuan Bautista Gargano y Lucrecio Nucci, Impressores, 1613.

Espanca, Túlio. “Artes e Artistas em Évora no Século XVIII”. A Cidade de Évora 21-22 (1950): 75-141.

Espanca, Túlio. “Fundação da Nova Capela-Mor da Catedral de Évora”. A Cidade de Évora 23-24 (1951): 153-208.

Joaquim, Manuel. Vinte Livros de Música Polifónica do Paço Ducal de Vila Viçosa. Lisboa: Fundação Casa de Bragança, 1953.

Lundberg, Mattias. Tonus Peregrinus: The History of a psalm-tone and its use in Polyphonic Music. Burlington: Ashgate, 2011.

Nery, Rui V. e Castro, Paulo F. de. História da Música (Sínteses de Cultura Portuguesa). Lisboa: Europália/Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1992.

Pereira, Gabriel. Estudos Eborenses. Vol. 2. Évora: Edições Nazareth, 1948.

Stevenson, Robert (ed.). Autores Vários: Vilancicos Portugueses. Portugaliae Musica Vol. XXIX. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1976.

Artigos em revistas

Alvarenga, João P. d’. “Polyphonic Church Music and Sources from Late SixteenthCentury Évora Cathedral”. Revista Portuguesa de Musicologia 2. 1 (2015): 19-40.

Alvarenga, João P. d’. “To Make of Lisbon a New Rome: The Repertory of the Patriarchal Church in the 1720s and 1730s”. Eighteenth-Century Music 8. 2 (2011): 179-214.

Henriques, Luís. “A atividade litúrgico-musical no convento de Nossa Senhora dos Remédios de Évora: o seu papel na paisagem sonora da cidade no século XVII”. Herança-Revista de História, Património e Cultura 1. 1 (2018): 73-92.

Henriques, Luís. “A nova capela-mor setecentista da Catedral de Évora: Uma abordagem ao seu impacto na atividade musical de Pedro Vaz Rego e Ignácio António Celestino”. Arte y Patrimonio 3 (2018): 77-92.

López-Calo, José. “L’intervento di Alessandro Scarlatti nella controversia sulla Messa 'Scala Aretina’ di Francisco Valls”. Analecta Musicologica 5 (1968): 178-200.

Rodríguez, António J. Díaz e Codes, Ana I. López-Salazar. “El cabildo catedralicio de Évora en la Edad Moderna (1547-1801)”. Historia y Genealogía 4 (2014): 31-58.

Teses, apresentações, documentos e outros inéditos

Henriques, Luís. “A paisagem sonora de Évora no século XVII: Perspectivas a partir da actividade musical das instituições religiosas da cidade”. Book of Proceedings II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences. Faro: Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics, 2017.