v. 26 n. 1 (2021): Anuario de Historia Regional y de las Fronteras
Artigos

Tecidos de Clío construídos em regiões que transformam o espaço ao longo do tempo: relações entre o ensino e a História regional

Yasaldez Elder Loaiza Zuluaga
Universidad de Caldas
Biografia
Paula Tatiana Pantoja Suarez
Universidad de Caldas
Biografia

Publicado 2020-12-18

Palavras-chave

  • História,
  • Ensino,
  • Ciências sociais,
  • História regional,
  • Região

Como Citar

Loaiza Zuluaga, Y. E., & Pantoja Suarez, P. T. (2020). Tecidos de Clío construídos em regiões que transformam o espaço ao longo do tempo: relações entre o ensino e a História regional. Anuario De Historia Regional Y De Las Fronteras, 26(1), 251–272. https://doi.org/10.18273/revanu.v26n1-2021008

Resumo

Este artigo é parte dos resultados da pesquisa “A formação da Consciência Histórica a partir do estudo da História regional” e procura contribuir com os
processos de formação de professores nesta área. Faz-se uma abordagem concreta
do ensino da História Regional e também uma postura de pensar a História, bem como uma metodologia para o seu estudo. O desenvolvimento da pesquisa foi feito a partir da Teoria Fundamentada nos dados, tendo a integração entre o trabalho teórico e prático como eixo para a proposição de uma teoria substantiva. Conclui-se que a região histórica é uma forma de desenvolver procedimentos típicos da história e que dão ao professor do ensino fundamental e médio, a possibilidade de relacionar a região nas aulas a partir de possibilidades de estudos dinâmicos sobre relações de fronteira e a relação das comunidades nelas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Entrevistas a docentes en ejercicio y formación, Licenciatura en Ciencias Sociales, Universidad de Caldas. Julio-septiembre de 2011.
  2. Cortina, Adela. Ciudadanos del mundo, hacia una teoría de la ciudadanía. Madrid: Alianza Editorial, 1997.
  3. Nates, Beatriz., Jaramillo, Pablo y Hernández, Gregorio. Más allá de la historia, sentidos de pertenencia, socialización y economía en el concepto de pueblo de los Andes. Manizales, Colombia: Editorial Universidad de Caldas, 2004.
  4. Santos, Milton. Metamorfosis del espacio habitado. Barcelona, España: Editorial Oikos-tau , 1996.
  5. Valls, Rafael. “La enseñanza de la historia: entre polémicas interesadas y problemas reales” En: Miradas a la historia: reflexiones historiográficas en recuerdo de Miguel Rodríguez Universidad de Murcia, 2004.
  6. Van Young, Eric, “Haciendo historia regional: Consideraciones metodológicas y teóricas” En: Pérez, P. Comp. Región e historia en México (1700- 1850): Métodos de análisis regional, 99-122). México: Instituto de Investigaciones José Luis Mora Universidad Metropolitana, 1987.
  7. Acevedo Tarazona, Álvaro. “La historia regional: un campo abierto de problemas”, Revista de Ciencias Humanas UTP, 11.45 (2005): 99-108.
  8. Cruz Osma, Sandra Milena. “Enseñanza de la Historia Regional en la Licenciatura en Ciencias Sociales de la Universidad de Caldas, Colombia”, Revista Latinoamericana de Estudios Educativos (2007): 111-131.
  9. Fernández, Sandra. “Tras las huellas de lo local y lo regional: notas críticas y tendencias del análisis en la historiografía Argentina”. Revista Historia da historiografía 3 (2009): 161-166.
  10. Miño, Manuel. “Existe la historia regional?” Revista de Historia Mexicana 2.4 (2002).
  11. Molina, Mercedes. “Historia regional y microhistoria. Necesidad Grancaldense”. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 2.2 (2006); 149- 166.
  12. Prats, Juaquín. “Dificultades para la enseñanza de la Historia en la educación secundaria: reflexiones ante la situación española. Revista de teoría y didáctica de las Ciencias Sociales, 5 (2000): 1-11.
  13. Rüssen. J. (2006). Didáctica da historia: pasado, presente e perspectivas do caso alemao. Ponta Grossa, Portugal: Editoral Praxis educativa 1.2 (2006): 1-14.
  14. Valls, Rafael. “La didáctica de la historia en Alemania: una aproximación a sus características”. Revista Didáctica de las Ciencias Sociales, Geografía e Historia número 21 (1999): 89-105.
  15. Vizcaíno González, Lilian. “La Historia Regional. Mitos Y realidades”. Tzintzun. Revista De Estudios Históricos, 27 (2016): 116-29.
  16. Boisier, Etcheverry. “Territorio, Estado y Sociedad en Chile, la dialéctica entre la descentralización: entre la geografía y la gobernabilidad”. Tesis doctoral, Universidad de Alcalá. Alcalá de Henares, España, 2007.
  17. https://www.mineducacion.gov.co/