Tecidos de Clío construídos em regiões que transformam o espaço ao longo do tempo: relações entre o ensino e a História regional
Publicado 2020-12-18
Palavras-chave
- História,
- Ensino,
- Ciências sociais,
- História regional,
- Região
Como Citar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Resumo
Este artigo é parte dos resultados da pesquisa “A formação da Consciência Histórica a partir do estudo da História regional” e procura contribuir com os
processos de formação de professores nesta área. Faz-se uma abordagem concreta
do ensino da História Regional e também uma postura de pensar a História, bem como uma metodologia para o seu estudo. O desenvolvimento da pesquisa foi feito a partir da Teoria Fundamentada nos dados, tendo a integração entre o trabalho teórico e prático como eixo para a proposição de uma teoria substantiva. Conclui-se que a região histórica é uma forma de desenvolver procedimentos típicos da história e que dão ao professor do ensino fundamental e médio, a possibilidade de relacionar a região nas aulas a partir de possibilidades de estudos dinâmicos sobre relações de fronteira e a relação das comunidades nelas.
Downloads
Referências
- Entrevistas a docentes en ejercicio y formación, Licenciatura en Ciencias Sociales, Universidad de Caldas. Julio-septiembre de 2011.
- Cortina, Adela. Ciudadanos del mundo, hacia una teoría de la ciudadanía. Madrid: Alianza Editorial, 1997.
- Nates, Beatriz., Jaramillo, Pablo y Hernández, Gregorio. Más allá de la historia, sentidos de pertenencia, socialización y economía en el concepto de pueblo de los Andes. Manizales, Colombia: Editorial Universidad de Caldas, 2004.
- Santos, Milton. Metamorfosis del espacio habitado. Barcelona, España: Editorial Oikos-tau , 1996.
- Valls, Rafael. “La enseñanza de la historia: entre polémicas interesadas y problemas reales” En: Miradas a la historia: reflexiones historiográficas en recuerdo de Miguel Rodríguez Universidad de Murcia, 2004.
- Van Young, Eric, “Haciendo historia regional: Consideraciones metodológicas y teóricas” En: Pérez, P. Comp. Región e historia en México (1700- 1850): Métodos de análisis regional, 99-122). México: Instituto de Investigaciones José Luis Mora Universidad Metropolitana, 1987.
- Acevedo Tarazona, Álvaro. “La historia regional: un campo abierto de problemas”, Revista de Ciencias Humanas UTP, 11.45 (2005): 99-108.
- Cruz Osma, Sandra Milena. “Enseñanza de la Historia Regional en la Licenciatura en Ciencias Sociales de la Universidad de Caldas, Colombia”, Revista Latinoamericana de Estudios Educativos (2007): 111-131.
- Fernández, Sandra. “Tras las huellas de lo local y lo regional: notas críticas y tendencias del análisis en la historiografía Argentina”. Revista Historia da historiografía 3 (2009): 161-166.
- Miño, Manuel. “Existe la historia regional?” Revista de Historia Mexicana 2.4 (2002).
- Molina, Mercedes. “Historia regional y microhistoria. Necesidad Grancaldense”. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 2.2 (2006); 149- 166.
- Prats, Juaquín. “Dificultades para la enseñanza de la Historia en la educación secundaria: reflexiones ante la situación española. Revista de teoría y didáctica de las Ciencias Sociales, 5 (2000): 1-11.
- Rüssen. J. (2006). Didáctica da historia: pasado, presente e perspectivas do caso alemao. Ponta Grossa, Portugal: Editoral Praxis educativa 1.2 (2006): 1-14.
- Valls, Rafael. “La didáctica de la historia en Alemania: una aproximación a sus características”. Revista Didáctica de las Ciencias Sociales, Geografía e Historia número 21 (1999): 89-105.
- Vizcaíno González, Lilian. “La Historia Regional. Mitos Y realidades”. Tzintzun. Revista De Estudios Históricos, 27 (2016): 116-29.
- Boisier, Etcheverry. “Territorio, Estado y Sociedad en Chile, la dialéctica entre la descentralización: entre la geografía y la gobernabilidad”. Tesis doctoral, Universidad de Alcalá. Alcalá de Henares, España, 2007.
- https://www.mineducacion.gov.co/