Contemplação andina e composição de estética humboldtiana em The Rustic Corridor de Charles Empson
Publicado 2022-07-19
Palavras-chave
- Charles Empson,
- Alexander von Humboldt,
- Colombia,
- Siglo XIX,
- Pintura de paisagem
- Estética da montanha ...Mais
Como Citar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Resumo
The Rustic Corridor, uma de doze aguarelas incluídas no livro Narratives of South, que fora escrito e ilustrado pelo viageiro inglese Charles Empson, representa a essência do olhar a montanha sob a estética humnboldtiana, numa etapa inicial do interesse da República de Colombia pela sua paisagem e sua construção. A composição formal e concetual de este desenho determina uma serie de premissas humboldtianas importantes no estudo da representação visual das montanhas: a aparição intencional de arquitetura para dar uma dimensão humana certa, a importância da observação subjetiva como a narrativa principal da imagem e, mesmo, a falta de especificidade geográfica do local representado. O objetivo da ilustração de Empson parece ser o de alcançar
um sentido de universalidade onde há um observador que olha para a cadena de montanhas ao temo que há uma contemplação (do espectador da obra) que olha para estes observadores (..)
Downloads
Referências
- Crary, Jonathan. Suspensions of Perception: Attention, Spectacle and Modern Culture. MIT Press, 1999.
- Empson, Charles. Narratives of South America: Illustrating Manners, Customs, and Scenery: Containing also Numerous Facts in Natural History, Collected during a Four Year´s Residence in Tropical Regions. London: William Edwards, 1836.
- Gonzalez, Beatriz. Manual de Arte del siglo XIX en Colombia. Bogota: Uniandes, 2013.
- Humboldt, Alexander Von. Views of the Cordilleras and Monuments of the Indigenous Peoples of the Americas. Chicago: University of Chicago Press, 2012.
- Humboldt, Alexander Von . Views of Nature. London: Henry G. Bohn, 1850.
- Leys Stepan, Nancy. Picturing Tropical Nature. London: Reaktion Books, 2001.
- Sanchez, Efrain. Ojos británicos: formación de la imagen visual de Colombia en el siglo xix. Bogota: Museo Nacional de Colombia, 2002.
- Simmel, George. Filosofía del paisaje. Madrid: Casimiro, 2013.
- Calvo Serraller, Francisco. “Concepto e historia de la pintura de paisaje”. Los paisajes del Prado. Madrid: Nerea, 1993.
- Heinz, Marion. “La relacion entre naturaleza y espiritu en el Cosmos de Alexander von Humboldt”. Los hermanos Alexander y Wilhelm von Humboldt en Colombia: Huellas históricas de la cooperación científica entre dos continentes. Ed. Angelica Hernandez Barajas, Sven Werkmeister. Bogota: Universidad Javeriana, 2013.
- Manthorne, Katherine. “Humboldt and the American Pictorial Imagination”. Unity of Nature: Alexander von Humboldt and the Americas. Eds. Gabriela Rangel, Georgia de Havenon, Christina De Leon and Alicia Lubowski-Jahn. New York: Kerber: 2014.
- DeLue, Rachael Z. “Humboldt’s Picture Theory”. American Art (Summer 2017): 37- 40.
- Herrera Angel, Marta. “Las ocho láminas de Humboldt sobre Colombia en Vistas de las cordilleras y monumentos de los pueblos indígenas de América (1810)”. Revista Internacional de Estudios Humboldtianos XI, 20 (2010).
- Uribe, Veronica. “The Colombian Corographic Commission”. The Journal of Arts and Humanities. 3,1: 126-136.