De cantoras a divas do teatro. Gosto, crítica e sensibilidade na formação de uma «cultura feminina de celebridades» na Buenos Aires do século XIX
Publicado 2024-07-24
Palavras-chave
- música,
- artes cênicas,
- mulher artista,
- ópera,
- modernização
Como Citar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Resumo
Esta abordagem de longo prazo de cinco trajetórias de sopranos permite–nos perceber
como, no percurso de se tornarem «divas do palco», estas mulheres possibilitaram e construíram
outros espaços, outras práticas e, sobretudo, outra forma de hobby, outra forma de consagração,
outras sensibilidades. Da mesma forma, neste processo de profissionalização – entre 1820–1890
– as decisões relativas aos contratos, à constituição de empresas e à atribuição de funções foram
sempre tomadas pelos próprios cantores. Em suma, embora no final do século XIX a presença das
prima donnas parecesse estar apenas relacionada com uma presença frívola no circuito artístico,
a verdade é que nunca perderam a agência no que diz respeito à tomada de decisões sobre as suas
carreiras.
Downloads
Referências
- Fuentes primarias
- Prensa
- El Argos de Buenos Aires (Buenos Aires) 1824.
- El Comercio del Plata (Buenos Aires) 1859.
- El Mosquito (Buenos Aires) 1888.
- El Mundo Artístico (Buenos Aires)1882, 1889.
- El Tiempo (Buenos Aires) 1828.
- La Crónica Teatral (Buenos Aires) de 1877.
- La Nación (Buenos Aires) 1888.
- La Nueva Generación (Buenos Aires) 1860.
- La Paz (Buenos Aires) 1860.
- La Prensa (Buenos Aires) 1888.
- The British Packet and Argentine News (Buenos Aires) 1826 y 1828.
- Archivo
- Archivo General de la Nación (AGN), Buenos Aires, Argentina. Tribunal Civil. Legajo T – 5 1823/1824.
- Fuentes secundaria
- Libros
- Baldasarre, María Isabel. Bien vestidos. Una historia visual de la moda en Buenos Aires.1870-1914. Buenos Aires: Ampersand, 2011.
- Bisso, Andrés. Política y frivolidad en la Argentina de la primera mitad del siglo XX. Bernal: UNQUI, 2023.
- Butler, Judith. El género en disputa. El feminismo y la subversión de la identidad. Barcelona: Paidós, 2007.
- Cañardo, Marina. Fábrica de músicas. Los comienzos de la industria discográfica en Argentina (1919–1930). Buenos Aires: Gourmet musical, 2017.
- Centrángolo, Anibal. Opera, barcos y banderas: el melodrama y la inmigración argentina (1880–1920). Madrid: Editorial Nueva, 2015.
- Cone,Frederick. Adelina Patti. Queen of Hearts. Nueva York: Hal Leonard Corporation, 2013.
- Conrad, Sebastian. Historia global. Una nueva visión para el mundo actual. Barcelona: Crítica–Planeta, 2017.
- Guillamon, Guillermina.Música, Política y Gusto. Una historia de la cultura musical en Buenos Aires (1817–1838). Buenos Aires: Prohistoria, 2018.
- Hesmondhalgh, David. Por qué es importante la música. Buenos Aires: Paidós, 2015.
- Karush, Matthew. Músicos en tránsito. La globalización de la música popular argentina: del Gato Barbieri a Piazzolla, Mercedes Sosa y Sataolalla. Buenos Aires: Siglo XXI, 2019.
- Mazaferro, Alina. La cultura de la celebridad en Argentina. Buenos Aires: Eudeba, 2018.
- Osterhammel, Jürgen. La transformación del mundo. Una historia global del siglo XIX. Barcelona: Crítica, 2015.
- Ortner, Sherry. Antropología y teoría social. Cultura, poder y agencia. Buenos Aires: UNSAM, 2016.
- Rutheford, Susan. The Prima Donna and Opera, 1815–1930. Cambridge Studies in Opera. Cambridge and New York, Cambridge, 2006.
- Snowman, Daniel. La ópera. Una historia social. México: Fondo de Cultura Económica, 2013.
- Capítulos de libro
- Carredaño, Consuelo y Eli Victoria «El teatro lírico», en Carredaño, Consuelo y Eli, Victoria (eds.), Historia de la música en España e Hispanoamérica. La música en Hispanoamérica en el siglo XIX, V. VI. Madrid: Fondo de Cultura Económica, 2010: 153–219.
- D´Lugo, Marvi. «Gardel, el film hispano y la creación de la identidad auditiva», en Berthier, Nancy y Seguin, Jean–Claude (Dir.), Cine, Nación y nacionalidades en España. Madrid: Casa de Velázquez, 2007: 147–163.
- DeNora, Tia. «La música en acción: la constitución del género en la escena concertística de Viena 1790–1810», en Benzecry, Claudio (Comp.), Hacia una nueva sociología de la cultura. Mapas, dramas, actos y prácticas. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2017.
- Gallo, Klaus. «Un escenario para la feliz experiencia. Teatro, política y vida en Buenos Aires. 1820–1827» en Batticuore, Graciela, Gallo, Klaus, Myers, Jorge, Resonancias románticas. Ensayos sobre historia de la cultura argentina (1820–1890). Buenos Aires: EUDEBA, 2005: 121–134.
- Artículos
- Aceituno, Sebastián e Iglesias, Ricardo. «Pensar la historia del presente en Latinoamérica: reflexiones a partir del ‘History Manifiesto of Cambridge’», en Historiografías, 17 (2019): 4–26.
- Baldasarre, María Isabel. «Mujer/artista: trayectorias y representaciones en la Argentina de comienzos del siglo XX», en Separata, 27 (2011): 1–31.
- Cabana, Catalina. «El Primer Teatro Colón». Ponencia de la XII Jornadas Interescuelas/Departamentos de Historia, 2009. Disponible en: https://cdsa.aacademica.org/000–008/1307.pdf
- Carzolio, Maria Inés. «De lo local a lo global en el espacio de las historias conectadas»,en Cuadernos De H Ideas, 14 (2020).
- Glixon, Beth. «Private lives of public women: prima donnas in mid– seventeenth–century venice», en Music and letters, 76 (1995): 509 527.
- Gluzman, Georgina (a). «Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924–1939)», en Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, 71 (2018): 51–79.
- Gluzman, Georgina (b). «Mujeres artistas argentinas a fines del siglo XIX: admirables olvidos», en Estudios Curatoriales, 7 (2018).
- Gluzman, Georgina; Munilla Lacasa, Lia y Szir Sandra. «Género y cultura visual. Adrienne Macaire–Bacle en la historia del arte argentino. Buenos Aires (1828–1838)», en Artelogie, 5 (2013): 1–28.
- Guillermina. «Gusto y buen gusto en la cultura musical porteña (1820–1828)», en Prismas Revista de Historia Intelectual, XXI (2017): 33–51.
- Guillamon, Guillermina. «Todo se dice en música: La presencia de la estética romántica en la prensa musical porteña (Buenos Aires, 1837–1838)», Revista Humanidades, VI (2016).
- Guillamon, Guillermina. «Músicos, acción y contexto: reconstruyendo la escena musical porteña desde la trayectoria biográfica del empresario Pablo Rosquellas», en Boletín del Instituto de Historia Argentina y Americana «Dr. Emilio Ravignani», 52 (2020).
- Guillamon, Guillermina. «¡Qué bien conoce la escena! ¡Cómo siente la fuerza de cada nota! Mujeres cantantes, agencia y representaciones sociales en BuenosAires (1830–1840)», Cuadernos de la Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales -Universidad Nacional de Jujuy, 56 (2019).
- Guillamon, Guillermina. «Divas, diletantes y críticos. La modernización del circuito lírico porteño a mediados del siglo XIX», Meridional. Revista Chilena de Estudios Latinoamericanos, 18 (2022): 21–48.
- Malosetti Costa, Laura. «Una historia de fantasmas. Artistas plásticas de la generación del ochenta en Buenos Aires», en VI Jornadas de Historia de las Mujeres y I Congreso Iberoamericano de Estudios de las Mujeres y de Género, Voces en conficto, espacios en disputa, Buenos Aires, FFyL–UBA, 2020.
- Ortner, Sherry. «Geertz, subjetividad y conciencia posmoderna», en Etnografías contemporáneas, 1 (2006): 25– 47.
- Rutheford, Susan. «La cantante delle passioni’: Giuditta Pasta and the Idea of Operatic», en Cambridge Opera Jounal (2007): 107–138.
- Singer, Deborah. «Los roles de género en la práctica musical de los siglos XVII, XVIII y XIX», en ESCENA. Revista de las artes, 57, 2 (2005): 49–75.
- Viu Adagio, Julieta. «La emergencia de las divas en el campo cultural latinoamericano: representaciones artísticas en la crónica modernista», en Culturas, 13 (2016): 161–176.
- Wolcowicz, Vera. «Ópera italiana en Buenos Aires hacia fines del rosismo:documentación y recepción crítica». VII Semana de la Música y la Musicología: Jornadas interdisciplinarias de investigación: La ópera: palabra y música, Instituto de Investigación Musicológica «Carlos Vega», 2010.
- Tesis, ponencias, documentos y otros inéditos
- Cabana, Catalina. «El Primer Teatro Colón». Ponencia de la XII Jornadas Interescuelas/Departamentos de Historia, 2009. Disponible en: https://cdsa.aacademica.org/000–008/1307.pdf
- Jancaus, Kathryn Beatrice. Documenting Divas: Adelina Patti and Clara Louise Kellogg in the Chicago Tribune, 1860–1876, (tesis doctoral), Bowling Green State University, 2020.