v. 22 n. 1 (2017): Anuario de Historia Regional y de las Fronteras
Artigos

Companhias de teatro e trabalho infantil em Medellin. O caso de Merceditas Escobar em Frutos da Montanha (1939-1946)

Nancy Yohana Correa Serna
Universidad Nacional de Colombia, sede Medellín

Publicado 2017-05-18

Palavras-chave

  • Merceditas Escobar,
  • teatro,
  • Zarzuela,
  • trabalho infantil,
  • representações sociais

Como Citar

Correa Serna, N. Y. (2017). Companhias de teatro e trabalho infantil em Medellin. O caso de Merceditas Escobar em Frutos da Montanha (1939-1946). Anuario De Historia Regional Y De Las Fronteras, 22(1), 89–112. https://doi.org/10.18273/revanu.v22n1-2017004

Resumo

Este artigo é uma contribuição a historia social da infância e do teatro na Colômbia. Estuda a conformação e as excursões da Companhia Juvenil de Zarzuelas Frutos da Montanha, da qual fez parte Merceditas Escobar, uma das atrizes mirins más importantes de Medellin, na primeira metade do século XX. Os itinerários da companhia e de sua atriz principal permitem refletir sobre as representações sociais da infância e do gênero, as quais deram forma a um tratamento particular da problemática do trabalho infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fuentes
Fuentes primarias
Prensa

El Colombiano, Medellín, 1912-1954.
El Espectador, Medellín, 1887-1904, 1919-1920, 1922-1923.
El Pueblo, Medellín, 1871.
Crónica Municipal, Medellín, 1870-1948.

Fuentes secundarias
Libro

Aries, Philippe. El niño y la vida familiar en el antiguo régimen. Madrid: Taurus, 1987.
Castrillón Gallego. Catalina. Todo viene y todo sale por las ondas. Formación y consolidación de la radiodifusión colombiana, 1929-1954. Medellín: Universidad de Antioquia, 2015.
Gónima, Eladio. Historia del teatro en Medellín y vejeces. Medellín: Ediciones Tomás Carrasquilla, 1973.
Ariès, Philippe. El niño y la vida familiar en el antiguo régimen (Madrid: Taurus, 1987).
Lamus Obregón, Marina. Geografías del teatro en América Latina. Un relato histórico. Bogotá: Luna Libros Ltda, 2010.
Lamus Obregón, Marina. Pintores en el escenario teatral. Bogotá: Luna Libros Ltda., 2014.
Lamus Obregón, Marina. Teatro en Colombia: 1831-1886. Práctica teatral y sociedad. Bogotá: Ariel Historia, 1998.
Lamus Obregón, Marina. Teatro siglo XIX. Compañías nacionales y viajeras. Bogotá: Editorial Kimpres Ltda., 2004.
Restrepo David, Felipe. Dramaturgia en Antioquia 1880-1960. Medellín: Universidad EAFIT, 2015.
Sanín, Rafael. Historia del Teatro en Medellín. Medellín: Tipografía Industrial, 1924.
Santamaría Delgado, Carolina. Vitrolas, rocolas y radioteatros. Hábitos de escucha de la música popular en Medellín, 1930-1950. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana, 2014.
García Londoño, Carlos Edward. Niños trabajadores y vida cotidiana en Medellín 1900-1930. Medellín: Universidad de Antioquia, 1999.

Capítulos de libros

Scott, Joan. “El género: una categoría útil para el análisis histórico”, en Lamas, Marta (com.). El género: la construcción cultural de la diferencia sexual. México: PUEG, 1996.
Toro, Cristina. “El Teatro en Antioquia”, en Melo, Jorge Orlando (Dir.). Historia de Antioquia. Medellín: Suramericana de Seguros, 1991.

Artículos de revista

Velásquez, Juan Fernando. “La música, ¿un asunto de mujeres? La práctica musical como asunto de género en Medellín, visto a través de las publicaciones periódicas, entre 1886 y 1905”, en Artes La Revista, vol. IX, núm. 16 (2010), pp. 76-87.

Tesis

Correa Serna, Nancy Yohana. Teatro y sociedad en Medellín, 1880-1910, (tesis de pregrado), Universidad de Antioquia, 2004.
Correa Serna, Nancy Yohana. Mujeres en escena. De Susana Tirado a Marina Ughetti, (tesis de maestría), Universidad Nacional de Colombia, sede Medellín, 2014.