Mulheres atrás da cena: Isabel Carrasquilla e Sofia Ospina de Navarro, dramaturgas à margem na primeira metade do século XX na Colômbia
Publicado 2018-04-23
Palavras-chave
- Comédia,
- dramaturgo,
- intelectual,
- história cultural
Como Citar
Resumo
O artigo analisa as representações de gênero de três comédias de Isabel Carrasquilla de Arango e duas de Sofía Ospina Navarro, que são consideradas intelectuais; produtoras de representações e de discursos. Apesar de que sua posição social destacada lhes permitiu intervir no espaço público de Medellín, dominado por esquemas masculinos, em parte como um legado de este poder letrado do século XIX, elas estiveram à margem porque não tinham ensino superior e, dentro da cena cultural, sua atividade intelectual era geralmente associada a figuras masculinas que as circundavam durante suas vidas. Da mesma forma, suas produções foram identificadas com os chamados gêneros menores: crônicas, contos e pequenas obras teatrais, que se consideravam aceitáveis e propícias para as mulheres. No entanto, suas comédias apresentam uma visão renovada e a vezes transgressora sobre os
estereótipos de gênero da época.
Downloads
Referências
Fuentes primarias
Prensa
El Colombiano, Medellín, 1912-1954.
El Tiempo, Bogotá, 10 de mayo de 1974.
Revistas
Letras y Encajes, Medellín, 1926-1956.
Mireya: Revista Femenina, Bogotá, 1943-1945.
Obras de teatro inéditas
Carrasquilla, Isabel. “Ida y vuelta”. Comedia en dos actos. Teatro inédito.
Carrasquilla, Isabel. “Noche de reyes”. Juguete cómico en un acto. Teatro inédito.
Carrasquilla, Isabel. “Una llanta rota”. Comedia en tres actos. Teatro inédito.
Ospina de Navarro, Sofía. “La familia Morales”. Teatro inédito.
Ospina de Navarro, Sofía. “Un luto pasajero”. Teatro inédito.
Fuentes secundarias
Libros
Batticuore, Graciela. La mujer romántica. Lectoras, autoras y escritores en la Argentina: 1830-1870. Buenos Aires: Edhasa, 2005.
Bourdieu, Pierre. Campo de poder, campo intelectual. Tucumán: Montressor, 2002.
Carrasquilla, Isabel. Impresiones de viaje. Medellín: EAFIT, 2011.
Carrasquilla, Isabel. Filis y sarito. Medellín: Bedout, 1932.
Carrasquilla, Isabel. Pepa Escandón. Medellín: Bedout, 1932.
Ceballos Gómez, Diana Luz. Prácticas, territorios y representaciones en Colombia, 1849-1960. Medellín: Universidad Nacional de Colombia, 2009.
Dávila de Ponce de León, Waldina. Zuma. Bogotá: Casa Editorial de J. J. Pérez, 1892.
De la Rosa, Amira. Amira de la Rosa. Obra reunida (I) Retalos, prosa, teatro. Bogotá: Maremagnum, 2005.
Lamus Obregón, Marina. Geografías del teatro en América Latina. Un relato histórico. Bogotá: Luna Libros Ltda, 2010.
Loaiza Cano, Gilberto. Poder Letrado: ensayos sobre historia intelectual de Colombia, siglos XIX y XX. Cali: Universidad del Valle, 2014.
Luna, lola. El sujeto sufragista, feminismo y feminidad en Colombia 1930-1957. Cali: Universidad del Valle, 2004.
Melo, Livia Stella. Valores femeninos de Colombia. Bogotá: Carvajal, 1957.
Mejía, Dolly. Manos atadas. Bogotá: Kelly, 1951.
Ospina de Navarro, Sofía. La abuela cuenta. Medellín: Gran América, 1964.
Ospina de Navarro, Sofía. Cuentos y crónicas. Medellín: Tipografía Industrial, 1926.
Ospina de Navarro, Sofía. La buena mesa: sencillo y práctico. Medellín: Gran América, 1982.
Ospina de Navarro, Sofía. La cartilla del hogar. Medellín: Editorial Carpel, 1956.
Ortega y Ricaurte, José Vicente. Historia crítica del teatro en Bogotá. Bogotá: Talleres de Ediciones Colombia, 1927.
Zemon Davis, Natalie. Mujeres de los márgenes. Tres vidas del siglo XVII. Madrid: Ediciones Cátedra, 1999.
Capítulos de libros
Acosta de Samper, Soledad. “El viajero”, en Reyes, Carlos José (comp.), en Teatro Colombiano siglo XIX. Bogotá: Imprenta Nacional, 2002.
Carrasquilla, Isabel. “Contra viento y marea”, en Restrepo David, Felipe (com.), Dramaturgia antioqueña, 1879-1963. Antología. Medellín: EAFIT, 2014.
Loaiza Cano, Gilberto. “Entre la historia intelectual y la historia cultural, una ambigüedad fecunda”, en Hering, Max (ed.), Historia Cultural desde Colombia.
Categorías y debates. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2012.
Löwy, Michael. “El concepto de afinidad electiva en Max Weber”, en Aronson, Perla (ed.), La vigencia del pensamiento de Max Weber a cien años de “La ética protestante y el espíritu del capitalismo. Buenos Aires: Gorla, 2007.
Pérez Sastre, Paloma. “Edición comentada de las Impresiones de viaje de una abuela para sus nietos de Isabel Carrasquilla de Arango”, en Guardia, Sara (ed.), Viajeras entre dos Mundos. Lima: Centro de Estudios la Mujer en la Historia de América Latina CEHMAL, 2011.
Scott, Joan. “El género: una categoría útil para el análisis histórico”, en Lamas, Marta (com.), El género: la construcción cultural de la diferencia sexual. México: PUEG, 1996.
Artículos de revista
Berg, Mary G. “El teatro de Sofía Ospina de Navarro”, en Lingüística y Literatura, núm. 61, 2012, pp. 27-36.
Correa Serna, Nancy Yohana. “Compañías de teatro y trabajo infantil en Medellín. El caso de Merceditas Escobar en Frutos de la Montaña”, en Anuario de Historia Regional y de las Fronteras, vol. XXII, núm. 1, 2017, pp. 89-112.
Correa Serna, Nancy Yohana. “El Teatro Bolívar y otros espacios para las representaciones escénicas en Medellín, 1850-1950”, en Historia y espacio, núm. 17,
2016, pp. 41-65.
Correa Serna, Nancy Yohana. “Obras de teatro y censura en Medellín entre 1850 y 1950”, en HistoRelo. Revista de Historia Regional y Local, vol. IX, núm. 17, 2017, pp. 16-48.
Ospina de Navarro, Sofía. “Al calor de la lumbre”, en Vida: Revista de Arte y Literatura, vol. I, núm. 5, 1936, pp. 5-6.
Ospina De Navarro, Sofía. “La Beata”, en Progreso, núm. 4, 1951, pp. 31-32.
Ospina De Navarro, Sofía. “La casa antioqueña”, en Progreso, núm. 1, 1948, pp. 25-27.
Ospina De Navarro, Sofía. “Los amores de Marta”, en Sábado, vol. V, núm. 112, 1929, pp. 1495-1496.
Ramírez Patiño, Sandra Patricia. “Cuando Antioquia se volvió Medellín, 1905-1950.
Los perfiles de la inmigración pueblerina hacía Medellín”, en Anuario Colombiano de Historia Social y de la Cultura, vol. XXXVIII, núm. 2, 2011, pp. 217-253.
Tesis
Correa Serna, Nancy Yohana. Mujeres en escena. De Susana Tirado a Marina Ughetti, (tesis de maestría), Universidad Nacional de Colombia, sede Medellín, 2014.
Publicaciones en Internet
Pérez Sastre, Paloma. Isabel Carrasquilla de Arango, escritora y viajera, http://www.tragaluzeditores.com/isabel-carrasquilla-de-arango-escritora-y-viajera/.