v. 23 n. 2 (2018): Anuario de Historia Regional y de las Fronteras
Artigos

Associações, educação e o professor na Bolívar Grande (Colômbia), 1870-1899

Luisinho Eder Salas Martínez
Universidad Autónoma de Zacatecas “Francisco García Salinas”, México
Biografia

Publicado 2018-08-16

Palavras-chave

  • associações,
  • educação,
  • professor,
  • cidadania,
  • Estado-nação

Como Citar

Salas Martínez, L. E. (2018). Associações, educação e o professor na Bolívar Grande (Colômbia), 1870-1899. Anuario De Historia Regional Y De Las Fronteras, 23(2), 257–284. https://doi.org/10.18273/revanu.v23n2-2018009

Resumo

O principal objetivo deste artigo é analisar as principais características das associações criadas na transição do liberalismo radical para a regeneração no Bolívar Grande entre 1870-1899. Inscrito dentro da tendência historiográfica na América Latina, que procura examinar a questão da formação do Estado-nação a partir de múltiplas variáveis, que tem nas sociabilidades e educação pública, dois espelhos
muito relevantes como análise interpretativa, estas linhas mostram que o mundo associativo criado durante este período não foi apenas um fator que contribuiu para a popularização da educação e difusores da mesma língua instrucional, mas também constitui um elemento de continuidade entre esses dois projetos políticos. Concluo que essas civilidades significaram uma ponte para forjar o trabalho do professor,
uma profissão modelo da sociedade e uma ferramenta que, junto com a educação, se tornou um veículo essencial para desenvolver o estado e construir sociedade no Bolívar Grande.

Palavras-chave
Thesaurus: associações, educação, professor, cidadania.
Palavras-chave do autor: Estado-nação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fuentes primarias
Fuentes de archivo

Archivo Histórico de Cartagena, fondo educación.
Biblioteca Nacional de Colombia-Fondo Daniel Samper.
Constitución de la república de Colombia, edición oficial científicos de Antioquia, imprenta de vapor de Zalamea. 1886.

Prensa
Diario Comercial (Barranquilla) 1897-1896.
El Comercio (Barranquilla) 1892.
El Gladiador (Cartagena) 1889.
El Liberal (Cartagena) 1898.
Gaceta de Bolívar (Cartagena) 1870-1874.
La Escuela Normal (Bogotá) 1871-1873-1874
La Verdad (Cartagena) 1877.
La Voz (Barranquilla) 1892.
Registro de Bolívar (Cartagena) 1886-1888-1892-1898
Revista Escolar (Cartagena) 1888-1889-1890.
Revista Mercantil (Barranquilla) 1890.

Fuentes secundarias
Libros

Amaro Peñaflores, René y Rivas Hernández, Judith. De los procesos de consolidación y ruptura de las mutualistas a los primeros sindicatos en Zacatecas, 1870-1926.
Zacatecas: Zezen Baltza Editores, Universidad Autónoma de Zacatecas, 2015.
Arango Jaramillo, Mario. Masonería y Partido Liberal Otra cara en la historia de Colombia. Medellín: Corselva Editorial, 2006.
Arango de Restrepo, Gloria. Sociabilidades católicas, entre la tradición y la modernidad. Antioquia, 1870-1930. Medellín: Universidad Nacional de Colombia, Sede Medellín-La Carreta Editores, 2004.
Bruno, Paula. Sociabilidades y vida cultural, Buenos Aires, 1860-1930. Quilmes: Universidad Nacional de Quilmes, 2014.
Bazant, Milada. Historia de la educación durante el Porfiriato. México: El Colegio de México, 1993.
Carnicelli, Américo. Historia de la masonería colombiana, 1833-1940. Bogotá: Artes gráficas, 1975.
González Bernaldo, Pilar. Civilidad y Política en los orígenes de la Nación Argentina. Las Sociabilidades en Buenos Aires, 1829-1862. México: Fondo de Cultura Económica, 2001.
Gruppi, Luciano. El concepto de hegemonía en Gramsci. México: Ed. de Cultura Popular, 1978.
Loaiza Cano, Gilberto. Sociabilidad, religión y política en la definición de la nación (Colombia, 1820-1886). Bogotá: Universidad Externado de Colombia, 2011.
Le Goff, Jacques. Los Intelectuales en la Edad Media. Barcelona: Gedisa, 1986.
Serrano, Sol. ¿Qué hacer con Dios en la Republica? Política y secularización en Chile (1845-1885). Chile: Fondo de Cultura Económica de Chile, 2008.
Silva, Renán. “La educación en Colombia, 1880-1930”. Nueva Historia de Colombia, vol. 4. Bogotá: Ed. Planeta, (1991).
Pastor, Miralba. Cuerpos sociales, cuerpos sacrificiales. México: Universidad Nacional Autónoma de México, Fondo de Cultura Económica México, 2004.
Pérez Toledo, Sonia. Trabajadores, espacio urbano y sociabilidad en la Ciudad de México, 1790-1867. México: Miguel Ángel Porrúa, Universidad Autónoma Metropolitana, 2011.

Capítulos de libros
Agulhon, Maurice. “Clase obrera y sociabilidad antes de 1848”. Historia Vagabunda. México: Instituto Mora, 1994.
Agulhon, Maurice. “Los chambrée en la baja Provenza: historia y etnología”. Historia Vagabunda, México: Instituto Mora, 1994.
Bazant, Milada. “La disyuntiva entre la escuela y la cosecha: entre las multas y los arrestos”. El Estado de México de 1874 a 1910. Coords. Pilar Gonzalbo. México: El Colegio de México, 1990.
Carmagnani, Marcelo y Hernández, Alicia. “La ciudadanía orgánica mexicana, 1850- 1910”. Ciudadanía política y formación de las naciones. Perspectivas históricas de América Latina. Coord. Hilda Sábato. México: El Colegio de México/Fideicomiso Historia de las Américas/FCE, 1999.
Caldo, Paula y Fernández, Sandra. “Sobre el sentido de lo social: asociacionismo y sociabilidad. Un breve balance”. Ciudad oblicua. Aproximaciones a temas e intérpretes de las entreguerras rosarina. Comps. Fernández Sandra y Óscar Videla. Rosario: La Quinta Pata & Camino Ediciones, 2018.
González Bernaldo de Quirós, Pilar. “Pedagogía societaria y aprendizaje de la nación en el Río de la Plata”. Inventando la nación: Iberoamérica siglo XIX. Coords. Antonio Annino y François-Xavier Guerra. México: Fondo de Cultura Económica, 2003.
González Bernaldo de Quirós, Pilar. “Sociabilidad y regímenes de lo social en sociedades post-imperiales: Una aproximación histórica a partir del caso argentino durante el largo siglo XIX”. Sociabilidades en la historia. Coords. Santiago Castillo y Montserrat Duch. Madrid: La Catarata- Asociación de Historia Social, 2015.
Gramsci, Antonio. “La formación intelectual”. Cuadernos de la cárcel 2, los intelectuales y la formación de la cultura. México: Juan Pablos Ed., 1975.
Guerra, François. “Una modernidad alternativa”. Modernidad e independencias, ensayos sobre las revoluciones hispánicas. Coord. François Guerra. México: Fondo de Cultura Económica, 1993.
Jaramillo Uribe, Jaime. “El Proceso de la educación desde el Virreinato a la época contemporánea”. Manual de Historia de Colombia, tomo III, 2da (Bogotá: Procultura 1982).
Loaiza Cano, Gilberto. “Del débil utopismo de las elites a la formación de una cultura política popular en Colombia”. Mundos posibles. El primer socialismo en Europa y América Latina. Coords. Carlos Illades y Andrey Schelchkov. México: El Colegio de México/UAM-Cuajimalpa, 2014.
Mercedes, Betria. “Para una nueva lectura sobre la Generación del 37: mazzinismo y sociabilidades compartidas en la construcción de la identidad nacional argentina”. Construcciones identitarias en el Río de la Plata, siglos XVIII-XIX. Coords. Arrigo Amadori y Mariano di Páscuale. Rosario: Prohistoria, 2013.
Ortiz Meza, Luis. “Los radicales y la guerra civil de 1876-1877”. El radicalismo colombiano del siglo XIX. Ed. Rubén Sierra Mejía. Bogotá: Universidad Nacional deColombia, 2006.
Roldán, Eugenia. “La escuela mexicana decimonónica como iniciación ceremonial a la ciudadanía: normas, catecismos y exámenes públicos”. Ciudadanos inesperados.
Espacios de formación de la ciudadanía ayer y hoy. Coords. Ariadna Acevedo y Paula López. México: El Colegio de México, Centro de Investigación y de estudios avanzados, 2012.
Serrano, Sol. “La ciudadanía examinada: el control estatal de la educación en Chile, 1810-1870”. Inventando la Nación. Ibero América Siglo XIX. Coord. Antonio Annino y François Guerra. México: 1ra Edición, Fondo de Cultura Económica, 2003.
Serrano, Sol. “La escuela chilena y la definición de lo público”. Los espacios públicos en Iberoamérica, ambigüedades y problemas, Siglos XVIII y XIX. Coords. François Xavier Guerra y Annick Lémpèriere. México: Centro Francés de estudios mexicanos y centroamericanos, Fondo de Cultura Económica de México, 1998.
Thompson, E. P. “Tiempo, disciplina de trabajo y capitalismo industrial”. Costumbres en Común. Barcelona: Ed. Crítica, 2000.
Vásquez, Josefina. “la República Restaurada y la Educación. Un intento de victoria definitiva”. La educación en la historia de México. México: El Colegio de México, 1995.
Wolf, Eric. “Relaciones de parentesco, de amistad y de patronazgo en las sociedades complejas”. Teoría Social e Historia. Comp. Joan Vendrell Ferre. Madrid: Alianza Editorial, 1990.

Artículos de revista

Alarcón Meneses, Luis. “Sociabilidad y relaciones de poder en el Caribe Colombiano durante el régimen federal”. Revista Historia Caribe.2 (1996): 35-42.
Arango de Restrepo, Gloria. “Las cofradías, las asociaciones católicas y sus formas/ de/sociabilidad, Antioquia, siglo XIX”. Revista de Extensión Cultural 34-35 (1995): 94-104.
Cruz Rodríguez, Edwin. “La nación en Colombia del Radicalismo a la Regeneración (1863-1889): Una interpretación política”. Pensamiento Jurídico 28 (2010): 69-104.
Granja, Josefina. “Contar y clasificar a la infancia. Las categorías de la escolarización en las escuelas primarias de la Ciudad de México 1870-1930”. Revista Mexicana de Investigación Histórica 1.40 (2009): 217-254.
Hernández, Rubio y otros. “Movimiento asociativo en Santiago de Cuba: un acercamiento a sus orígenes y evolución durante el siglo XIX”. Revista Historia Caribe 11.26 (2016): 51-75.
Lionetti, Lucía. “La función republicana de la escuela pública. La formación del ciudadano en Argentina a fines del siglo XIX”. Revista Mexicana de Investigación Educativa 10 (2005): 1225-1255.
Loaiza, Gilberto. “Hombres de sociedades (Masonería y sociabilidad políticointelectual en Colombia e Hispanoamérica durante la segunda mitad del siglo XIX)”. Revista Historia y Espacio (2001): 93-131.
Loaiza, Gilberto. “La masonería y las facciones del liberalismo colombiano durante el siglo XIX. El caso de la masonería de la Costa Atlántica”. Revista Historia y Sociedad 13 (2007): 65-89.
Loaiza, Gilberto. “Temporalidad, Sociabilidad y Democracia. Colombia y su Siglo XIX”. Revista Historia Caribe 11.26 (2016): 177-210.
Molina, Eugenia. “Sociabilidad y redes político-intelectuales: Algunos casos entre 1800 y 1852”. Cuadernos del CILHA 12.14 Argentina, Universidad Nacional de Cuyo (2011): 19-54.
Solano, Sergio Paolo y otros. “Ordenamiento territorial y conflictos jurisdiccionales en el Bolívar Grande (Colombia), 1800-1886”. Historia Caribe.13 (2008): 65-121.

Tesis, ponencias, documentos y otros Inéditos

Álvarez Olivares, Juliana. “Hacerse artesano: identidad, diversidad y sociedad: Medellín,1854-1880”. Tesis de Maestría en Historia, Medellín, Universidad Nacional de Colombia-Sede Medellín, 2008.
Álzate García, Andrés. “Asociaciones, prensa y elecciones. Sociabilidades modernas y participación política en el régimen radical colombiano 1863-1876”. Tesis de Maestría en Historia, Medellín, Universidad Nacional de Colombia, 2010.
Flórez Bolívar, Roicer. “El uso privado de la autoridad pública en el Estado Soberano de Bolívar, 1863-1878”. Tesis de Maestría en Historia, Cartagena, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia en convenio con la Universidad de Cartagena, 2007.

Publicaciones en Internet
https://www.academia.edu/15111086/Sociabilidad_asociacionismo_y_civilidad_en_la_primera_mitad_del_siglo_XIX_neogranadino._Una_aproximaci%C3%B3n_conceptual (2014)
http://nuevomundo.revues.org/index24082.html (2008)