O vídeo-ensaio como didática da filosofia: um exame a partir da educação para a democracia
Publicado 2025-01-21
Palavras-chave
- videoensaio,
- pedagogia,
- didática,
- filosofia,
- educação para a democracia
Como Citar
Copyright (c) 2025 REVISTA FILOSOFIA UIS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Resumo
Este artigo propõe videoensaios como recurso didático para a educação em filosofia e democracia no ensino médio e superior. A metodologia consiste em análise bibliográfica e estudo de caso tanto para construir as definições dos conceitos de videoensaio e educação democrática, como também para comparar a presente proposta com as de outros autores que examinam o mesmo tema. A partir daí se consegue: 1) delimitar a contribuição que a filosofia dá à educação para a democracia; 2) definir o vídeo-ensaio como uma produção audiovisual argumentativa adequada à reflexão filosófica; e 3) explicar como o consumo e a criação de videoensaios desenvolvem competências na área de filosofia e habilidades para a vida em democracia por meio de duas propostas pedagógicas. Conclui-se então que os videoensaios são uma ferramenta didática útil para o ensino de filosofia a partir do paradigma da Educação Democrática.
Downloads
Referências
- Acevedo, D. M. y Prada-Dussán, M. (2017). Pensar la vida: crisis de las humanidades y praxis filosófica. Revista Colombiana de Educación, (72), 15-37. https://doi.org/10.17227/01203916.72rce15.37
- Adorno, T. 2003. Notas sobre literatura. Akal Ediciones.
- Angulo, N. (2013). El ensayo: algunos elementos para la reflexión. Innovación educativa, 13(61), 107-121.
- Arcoba, M. D. (2020). El videoensayo como recurso pedagógico en la búsqueda y construcción de identidades en enseñanza secundaria desde la educación artística. Revista d’Innovació i Recerca en Educació, 13(1), 1-13. http://doi.org/10.1344/reire2020.13.128613
- Berrio-Peña, A. (2022). Estado del arte: formación democrática en Colombia desde la enseñanza de la Filosofía. Revista Filosofía UIS, 21(2), 229-252. https://doi.org/10.18273/revfil.v21n2-2022010
- Biemann, U. (2003). The video essay in the digital age. In U. Biemann (Ed.), Stuff it: the video essay in the digital age, (8-11). Voldemeer Editorial.
- Botella, A. M., y Ramos, P. (2019). Investigación-acción y aprendizaje basado en proyectos. Una revisión bibliográfica. Perfiles educativos, 41(163), 127-141. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2019.163.58923
- Bresland, J. (2010). On the origin of the Video Essay. Blackbird: an online journal of literature and the arts, 9(1). https://blackbird.vcu.edu/v9n1/gallery/ve-bresland_j/ve-origin_print.shtml
- Cajicá Zambrano, C. F., Dionicio Lozano, M. F., & Acevedo Tarazona, Álvaro. (2023). Opinión e idea en Platón: la importancia de la enseñanza de la filosofía y del filosofar. Revista Filosofía UIS, 22(2), 23–41. https://doi.org/10.18273/revfil.v22n2-2023001
- Cifuentes, J. E. (2015). Recursos didácticos para la enseñanza de la historia de la filosofía. Revista Filosofía UIS, 14(2), 241-279. https://doi.org/10.18273/revfil.v14n2-2015012
- Dewey, J. (1995). Democracia y Educación: Introducción a la filosofía de la educación. Ediciones Morata.
- Erazo-Ríos, P. A. (2024). La propuesta de Martha Nussbaum: una educación humanista para la formación del ciudadano en el marco de una sociedad liberal. Revista Filosofía UIS, 23(2), 155-179. https://doi.org/10.18273/revfil.v23n2-2024013
- García-Roldán, A. (2012). Videoarte en contextos educativos. Las nuevas narrativas audiovisuales y su inclusión curricular en los programas de educación artística desde una perspectiva a/r/t/ográfica [Tesis Doctoral, Universidad de Granada]. Repositorio institucional de la Universidad de Granada. https://digibug.ugr.es/handle/10481/21630
- García-Roldán, A. (2020). El Video-ensayo en las metodologías artísticas de investigación en educación. La creación audiovisual como una indagación en contextos de formación, investigación y producción artística. Communication & Methods, 2(1), 108-125. https://doi.org/10.35951/v2i1.68
- Gil Bermúdez, J. (2021). Video Essays As Philosophy [Tesis de Maestría, Universidad del Valle]. https://hdl.handle.net/10893/28372
- González, C. (2010). Hacia un Aprendizaje del Videoarte. Un Sistema de Observación para Comprender la Relación entre la Tecnología Video y la Actitud Artística [Tesis de Maestría, Universidad de Nariño]. http://sired.udenar.edu.co/id/eprint/10909
- González, N. (2018). Creación de Cine Ensayístico desde la Filosofía como Forma de Vida [Tesis de Licenciatura en Filosofía. Universidad Pedagógica Nacional]. http://repositorio.pedagogica.edu.co/handle/20.500.12209/11246?show=full
- Kant, I. (2013). Pedagogía. Ediciones Akal.
- Kaye, J. (Jan 16, 2016). 5 Filmmakers that have mastered the art of the video essay. https://medium.com/seriesoftheweek/5-filmmakers-that-have-mastered-the-art-of-the-video-essay-9667f7b2ee9c
- Kaźmierczak, M. (2019). Intertextuality as Translation Problem: Explicitness, Recognisability and the Case of “Literatures of Smaller Nations”. Russian Journal Of Linguistics, 23(2), 362-382. https://doi.org/10.22363/2312-9182-2019-23-2-362-382
- Lopate, P. (2017). In search of the centaur: The essay-film. En N. M. Alter & T. Corrigan (Eds.), Essays on the Essay Film (pp. 109-133). Columbia University Press.
- von Lukács, G. (2008). ’Sobre la esencia y la forma del ensayo’. Una carta a Leo Popper (1910). Anuario De Letras Modernas, 13, 225–242. https://doi.org/10.22201/ffyl.01860526p.2006.13.714
- Marker, C. (Director). (1983). Sans Soleil [Película]. Argos Films.
- Ministerio de Educación Nacional. (2010). Orientaciones Pedagógicas para la Filosofía en la Educación Media. https://www.mineducacion.gov.co/1621/article-241891.html
- Montaigne, M. (2019). Ensayos I. Ediciones Cátedra.
- Nussbaum, M. (2010). Not for profit: Why democracy needs the humanities. Princeton University Press.
- Pesci-Gaytán, E. y Guerrero-Sandoval, Ó. (2019). De la fenomenología hermenéutica a la praxis audiovisual noética: El video-ensayo universitario como forma Web 3.0. Revista digital FILHA, 14(21), 1-24.
- Picazo, M. D. (2019). Introducción. En Ensayos I (pp. 9-36). Ediciones Cátedra.
- Canal TEDx Talks (9 de junio de 2016). How YouTube Changed The Essay. Evan Puschak. TEDxLafayetteCollege [Archivo de video]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=ald6Lc5TSk8
- Twomey, R. (2022). Direct address on stage and screen: Shakespeare's 'Richard III' and Netflix's 'House of Cards'. Literature-Film Quarterly, 50(1). https://lfq.salisbury.edu/_issues/50_1/direct_address_on_stage_and_screen_shakespeares_richard_3_and_netflixs_house_of_cards.html
- Sarukkai, S. (2017). Location of the humanities. Comparative studies of South Asia, Africa and the Middle East, 37(1), 151-161. https://doi.org/10.1215/1089201x-3821417
- Spencer, V. (2014). Democratic Citizenship and the “Crisis in Humanities”. Humanities, 3(3), 398-414. http://dx.doi.org/10.3390/h3030398
- Canal Patrick (H) Willems (30 de enero de 2018). On Making Video Essays [Archivo de video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=H13yrUgQT4A70