v. 24 n. 1 (2025): Janeiro - junho
Artigos

O vídeo-ensaio como didática da filosofia: um exame a partir da educação para a democracia

Joam David Gil Bermudez
Universidad del Valle, sede Cali, Colombia

Publicado 2025-01-21

Palavras-chave

  • videoensaio,
  • pedagogia,
  • didática,
  • filosofia,
  • educação para a democracia

Como Citar

Gil Bermudez, J. D. (2025). O vídeo-ensaio como didática da filosofia: um exame a partir da educação para a democracia. REVISTA FILOSOFIA UIS, 24(1), 267–287. https://doi.org/10.18273/revfil.v24n1-2025012

Resumo

Este artigo propõe videoensaios como recurso didático para a educação em filosofia e democracia no ensino médio e superior. A metodologia consiste em análise bibliográfica e estudo de caso tanto para construir as definições dos conceitos de videoensaio e educação democrática, como também para comparar a presente proposta com as de outros autores que examinam o mesmo tema. A partir daí se consegue: 1) delimitar a contribuição que a filosofia dá à educação para a democracia; 2) definir o vídeo-ensaio como uma produção audiovisual argumentativa adequada à reflexão filosófica; e 3) explicar como o consumo e a criação de videoensaios desenvolvem competências na área de filosofia e habilidades para a vida em democracia por meio de duas propostas pedagógicas. Conclui-se então que os videoensaios são uma ferramenta didática útil para o ensino de filosofia a partir do paradigma da Educação Democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Acevedo, D. M. y Prada-Dussán, M. (2017). Pensar la vida: crisis de las humanidades y praxis filosófica. Revista Colombiana de Educación, (72), 15-37. https://doi.org/10.17227/01203916.72rce15.37
  2. Adorno, T. 2003. Notas sobre literatura. Akal Ediciones.
  3. Angulo, N. (2013). El ensayo: algunos elementos para la reflexión. Innovación educativa, 13(61), 107-121.
  4. Arcoba, M. D. (2020). El videoensayo como recurso pedagógico en la búsqueda y construcción de identidades en enseñanza secundaria desde la educación artística. Revista d’Innovació i Recerca en Educació, 13(1), 1-13. http://doi.org/10.1344/reire2020.13.128613
  5. Berrio-Peña, A. (2022). Estado del arte: formación democrática en Colombia desde la enseñanza de la Filosofía. Revista Filosofía UIS, 21(2), 229-252. https://doi.org/10.18273/revfil.v21n2-2022010
  6. Biemann, U. (2003). The video essay in the digital age. In U. Biemann (Ed.), Stuff it: the video essay in the digital age, (8-11). Voldemeer Editorial.
  7. Botella, A. M., y Ramos, P. (2019). Investigación-acción y aprendizaje basado en proyectos. Una revisión bibliográfica. Perfiles educativos, 41(163), 127-141. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2019.163.58923
  8. Bresland, J. (2010). On the origin of the Video Essay. Blackbird: an online journal of literature and the arts, 9(1). https://blackbird.vcu.edu/v9n1/gallery/ve-bresland_j/ve-origin_print.shtml
  9. Cajicá Zambrano, C. F., Dionicio Lozano, M. F., & Acevedo Tarazona, Álvaro. (2023). Opinión e idea en Platón: la importancia de la enseñanza de la filosofía y del filosofar. Revista Filosofía UIS, 22(2), 23–41. https://doi.org/10.18273/revfil.v22n2-2023001
  10. Cifuentes, J. E. (2015). Recursos didácticos para la enseñanza de la historia de la filosofía. Revista Filosofía UIS, 14(2), 241-279. https://doi.org/10.18273/revfil.v14n2-2015012
  11. Dewey, J. (1995). Democracia y Educación: Introducción a la filosofía de la educación. Ediciones Morata.
  12. Erazo-Ríos, P. A. (2024). La propuesta de Martha Nussbaum: una educación humanista para la formación del ciudadano en el marco de una sociedad liberal. Revista Filosofía UIS, 23(2), 155-179. https://doi.org/10.18273/revfil.v23n2-2024013
  13. García-Roldán, A. (2012). Videoarte en contextos educativos. Las nuevas narrativas audiovisuales y su inclusión curricular en los programas de educación artística desde una perspectiva a/r/t/ográfica [Tesis Doctoral, Universidad de Granada]. Repositorio institucional de la Universidad de Granada. https://digibug.ugr.es/handle/10481/21630
  14. García-Roldán, A. (2020). El Video-ensayo en las metodologías artísticas de investigación en educación. La creación audiovisual como una indagación en contextos de formación, investigación y producción artística. Communication & Methods, 2(1), 108-125. https://doi.org/10.35951/v2i1.68
  15. Gil Bermúdez, J. (2021). Video Essays As Philosophy [Tesis de Maestría, Universidad del Valle]. https://hdl.handle.net/10893/28372
  16. González, C. (2010). Hacia un Aprendizaje del Videoarte. Un Sistema de Observación para Comprender la Relación entre la Tecnología Video y la Actitud Artística [Tesis de Maestría, Universidad de Nariño]. http://sired.udenar.edu.co/id/eprint/10909
  17. González, N. (2018). Creación de Cine Ensayístico desde la Filosofía como Forma de Vida [Tesis de Licenciatura en Filosofía. Universidad Pedagógica Nacional]. http://repositorio.pedagogica.edu.co/handle/20.500.12209/11246?show=full
  18. Kant, I. (2013). Pedagogía. Ediciones Akal.
  19. Kaye, J. (Jan 16, 2016). 5 Filmmakers that have mastered the art of the video essay. https://medium.com/seriesoftheweek/5-filmmakers-that-have-mastered-the-art-of-the-video-essay-9667f7b2ee9c
  20. Kaźmierczak, M. (2019). Intertextuality as Translation Problem: Explicitness, Recognisability and the Case of “Literatures of Smaller Nations”. Russian Journal Of Linguistics, 23(2), 362-382. https://doi.org/10.22363/2312-9182-2019-23-2-362-382
  21. Lopate, P. (2017). In search of the centaur: The essay-film. En N. M. Alter & T. Corrigan (Eds.), Essays on the Essay Film (pp. 109-133). Columbia University Press.
  22. von Lukács, G. (2008). ’Sobre la esencia y la forma del ensayo’. Una carta a Leo Popper (1910). Anuario De Letras Modernas, 13, 225–242. https://doi.org/10.22201/ffyl.01860526p.2006.13.714
  23. Marker, C. (Director). (1983). Sans Soleil [Película]. Argos Films.
  24. Ministerio de Educación Nacional. (2010). Orientaciones Pedagógicas para la Filosofía en la Educación Media. https://www.mineducacion.gov.co/1621/article-241891.html
  25. Montaigne, M. (2019). Ensayos I. Ediciones Cátedra.
  26. Nussbaum, M. (2010). Not for profit: Why democracy needs the humanities. Princeton University Press.
  27. Pesci-Gaytán, E. y Guerrero-Sandoval, Ó. (2019). De la fenomenología hermenéutica a la praxis audiovisual noética: El video-ensayo universitario como forma Web 3.0. Revista digital FILHA, 14(21), 1-24.
  28. Picazo, M. D. (2019). Introducción. En Ensayos I (pp. 9-36). Ediciones Cátedra.
  29. Canal TEDx Talks (9 de junio de 2016). How YouTube Changed The Essay. Evan Puschak. TEDxLafayetteCollege [Archivo de video]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=ald6Lc5TSk8
  30. Twomey, R. (2022). Direct address on stage and screen: Shakespeare's 'Richard III' and Netflix's 'House of Cards'. Literature-Film Quarterly, 50(1). https://lfq.salisbury.edu/_issues/50_1/direct_address_on_stage_and_screen_shakespeares_richard_3_and_netflixs_house_of_cards.html
  31. Sarukkai, S. (2017). Location of the humanities. Comparative studies of South Asia, Africa and the Middle East, 37(1), 151-161. https://doi.org/10.1215/1089201x-3821417
  32. Spencer, V. (2014). Democratic Citizenship and the “Crisis in Humanities”. Humanities, 3(3), 398-414. http://dx.doi.org/10.3390/h3030398
  33. Canal Patrick (H) Willems (30 de enero de 2018). On Making Video Essays [Archivo de video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=H13yrUgQT4A70