v. 23 n. 1 (2022): junho - dezembro
Artigos

A fala e seu desenvolvimento por meio da didática

Bairon Jaramillo Valencia
Universidad de San Buenaventura
Liliana Castaño-Barreneche
Universidad de San Buenaventura
Katherin Ossa Álvarez
Universidad de San Buenaventura
Edificio de Lógistica UIS

Publicado 2022-06-30

Palavras-chave

  • linguagem,
  • didática,
  • Fala,
  • locucionário,
  • ilocucionário

Como Citar

Jaramillo Valencia, B., Castaño-Barreneche, L. ., & Ossa Álvarez, K. (2022). A fala e seu desenvolvimento por meio da didática. Revista Docencia Universitaria, 23(1), 1–21. https://doi.org/10.18273/revdu.v23n1-2022001

Resumo

O objetivo deste estudo é desenvolver uma pesquisa e uma documentação bibliográfica para compreender os componentes que envolvem as estratégias didáticas no desenvolvimento da fala de crianças da primeira infância. O método utilizado foi a chamada revisão documental, baseada em uma perspectiva de pesquisa qualitativa. Da mesma forma, foi desenvolvida uma busca de periódicos indexados, livros validados e teses de pós-graduação, com os operadores boolianos AND, OR e NOT. As categorias que subsidiaram a triagem foram 'Estratégias de Ensino' e 'Desenvolvimento da Fala'; e em resultados, obteve-se um alto grau de acerto sobre o significado dos conceitos e seu comportamento como estratégias de ensino e desenvolvimento da fala em ambientes educacionais. Todas as informações encontradas permitiram uma melhor compreensão da pesquisa básica já realizada ("La gamificación dinamizando los procesos de enseñanza-aprendizaje en la Universidad de San Buenaventura"). Conclui-se que das concepções emergem outras subcategorias (didática, estratégia, discurso, ato locutório, ato ilocucionário e ato perlocucionário); da mesma forma, a culminância da triagem permitiu compreender que atualmente há muito pouco material relacionado à fala, abordado a partir do desenvolvimento didático na infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Abreu, O., Rhea, S., Arciniegas, G., & Rosero, M. (2018). Objeto de estudio de la didáctica: análisis histórico epistemológico y crítico del concepto. Formación universitaria, 11(6), 75-82. https://doi.org/10.4067/S0718-50062018000600075
  2. Aliste, M. R. E. (2019). Formulación de una estrategia para aumentar el transporte de carga Red Efe [Tesis de maestría]. Universidad de Chile. https://repositorio.uchile.cl/handle/2250/172920
  3. Al-momani, R. (2020). El Valor pragmático del cuento popular jordano: Ŷbenīh como paradigma. Jordan Journal of Modern Languages and Literatures, 12(4), 547-558. https://doi.org/10.47012/jjmll.12.4.8
  4. Altayrac, P. B., & Biasin, A. P. (2020). El habla como punto de fuga. Nudos en Psicoanálisis On Line, 10, 16-18.
  5. Alvarado, M. A. C., Delgado, J. C. S., & Barrantes, I. G. V. (2017). Diseño de situaciones educativas innovadoras como estrategia didáctica para fortalecer el proceso de enseñanza-aprendizaje. Didasc@ lia: Didáctica y Educación, 8(2), 99-116.
  6. Álvarez, E. L. (2015). Modelo de gestión del conocimiento en una biblioteca de educación superior: una propuesta para la apropiación social de la ciencia, la tecnología y la innovación [Tesis de maestría]. Instituto Tecnológico Metropolitano. https://repositorio.itm.edu.co/handle/20.500.12622/91?locale-attribute=en
  7. Anijovich, R., & Cappelletti, G. (2020). La retroalimentación formativa: Una oportunidad para mejorar los aprendizajes y la enseñanza. Revista Docencia Universitaria, 21(1), 81-96.
  8. Arteaga, I. H., Meneses, J. R., & Luna, J. A. (2015). Estrategia didáctica: una competencia docente en la formación para el mundo laboral. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos (Colombia), 11(1), 73-94.
  9. Asi, F. L. (2019). El acto locutivo: innovar en la Tecnicatura Superior Universitaria en Periodismo Deportivo de la FPyCS-UNLP [Tesis de especialización]. Universidad Nacional de La Plata. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/108468
  10. Bonne, Y. V., & Medina, H. M. S. (2019). La construcción estratégica del discurso en comunicación: análisis de un caso de discurso tributario en Cuba. Question/Cuestión, 1(64), 2-16. https://doi.org/10.24215/16696581e224
  11. Butler, J., Chaparro, V. R., & Herrera, W. (2015). Nosotros, el pueblo. Apuntes sobre la libertad de reunión. Editores Académicos, 1, 231-244. https://doi.org/10.2307/j.ctvm7bb35.13
  12. Casallas, J. (2016). Dualidad de significado en algunos marcadores discursivos. Universidad Nacional de Colombia, 1, 1-10.
  13. Condori, A. L. D. (2021). El desarrollo del habla en estudiantes de primaria alta a través de recursos tecnológicos [Tesis de pregrado]. Pontificia Universidad Católica del Perú. https://tesis.pucp.edu.pe/repositorio/handle/20.500.12404/18362
  14. Del Salto, B. M. W. (2015). Educación en valores: propuesta de una estrategia. Medisan, 19(11), 1421-1429.
  15. Delgado, M., & Solano, A. (2015). Estrategias didácticas creativas en entornos virtuales para el aprendizaje. Actualidades Investigativas en Educación, 9(2), 1-21.
  16. Díaz, F. C. (2017). Análisis del discurso televisivo del capítulo final de la serie turca Las mil y una noches, Lima, 2017 [Tesis de maestría]. Universidad César Vallejo. https://repositorio.ucv.edu.pe/handle/20.500.12692/15543
  17. Espinoza, R. M., Marcela, C. N., & Esteban, A. P. (2018). Determinar Las Metodologías Didácticas Utilizadas Por Docentes Para Favorecer La Inclusión De Alumnos Diagnosticados Con Trastorno De Déficit De Atención E Hiperactividad De Primer Año Medio Del Liceo Politécnico Ignacio Carrera Pinto De San Carlos [Tesis de maestría]. Universidad del Bio-Bio. http://repobib.ubiobio.cl/jspui/handle/123456789/2887
  18. Franco, S. L., & Villegas, P. Y. (2019). La argumentación en la dinámica del discurso. Revista Iberoamericana de Argumentación, (18), 68-80. https://doi.org/10.15366/ria2019.18.004
  19. Freedman, L. (2016). Estrategia: una historia. La esfera de los libros.
  20. Gómez, E. L., González, M. L., Luis, C. C., & Gómez, C. F. (2016). Didáctica general y formación del profesorado. Unir Editorial.
  21. González, A. J., & Zepeda, F. J. R. (2016). Las estrategias didácticas y su papel en el desarrollo del proceso de enseñanza aprendizaje. EDUCATECONCIENCIA, 9(10), 106-113.
  22. González, L. Y. C., & Niño, A. D. P. L. (2020). Gamificación como estrategia para fortalecer la producción textual en Ciencias Naturales. Revista Docencia Universitaria, 21(1), 55-79.
  23. Grajales, G. C., Ceballos, O. D., Asprilla, A. E., & Jaramillo, V. B. (2019). Violencia intrafamiliar y pensamiento creativo: factores que inciden en la resolución de conflictos en la infancia. Actualidades Pedagógicas, 1(74), 127-139. https://doi.org/10.19052/ap.vol1.iss74.6
  24. Gutiérrez, J. C. L., & Ones, I. P. (2018). ¿Por qué es necesaria una didáctica específica para la educación Superior? Revista Científica ECOCIENCIA, 5(1), 1-17. https://revistas.ecotec.edu.ec/index.php/ecociencia/article/view/13#:~:text=La%20educaci%C3%B3n%20superior%20tiene%20sus,su%20proyecto%20personal%20y%20profesional.
  25. Hasnia, B. E. (2019). El análisis pragmático de los eslóganes escritos del Hirak argelino del 22 de febrero de 2019 [Tesis de maestría]. Universidad Abdelhamid Ibn Badis Mostaganem. http://e-biblio.univ-mosta.dz/bitstream/handle/123456789/16791/belarbi%20hasnia%20pddf.pdf?sequence=1&isAllowed=y
  26. Hernández, N. B., Aguilar, W. O., & Ricardo, J. E. (2017). El desarrollo local y la formación de la competencia pedagógica de emprendimiento. Una necesidad en el contexto social de Cuba. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 8(5), 213-226.
  27. Loeza, P. M. (2015). El uso de estándares para promover niveles avanzados de competencia lingüística. Diálogos, 1, 7-23.
  28. Martínez, I. (2015). La restricción del lenguaje ilocutivo para estudiar la aportación de hombres y mujeres. Collectiu Transofmació, 1, 61-67.
  29. Matos, C. J. J., Tejera, C. J. F., & Terry, R. C. E. (2018). Estrategia didáctica para la formación del valor responsabilidad. Sinéctica, (50), 1-18.
  30. Montero, R. L. (2016). Actos de habla en el lenguaje publicitario escrito del periódico rural La Voz del Pacífico. RECIAL, 7(10), 13-20.
  31. Montero, R. L. (2017). Aproximación al desarrollo del acto de habla de la petición a través de un estudio de caso. RECIAL: Revista del Centro de Investigaciones de la Facultad de Filosofía y Humanidades, Áreas Letras, 8(12), 1-18.
  32. Ocampo, D. A. J., & Vallejo, M. O. (2015). ¿Hablar del otro o hablar con el otro en educación? Revista Latinoamericana de Estudios Educativos (Colombia), 11(2), 47-68.
  33. Ortega, J. L. G., Pérez, I. A. G., & Blanco, M. F. A. (2017). Valoración de un programa escolar para el desarrollo de habilidades fonológicas en niños españoles. Revista Brasileira de Educação, 22(71), 1-27. https://doi.org/10.1590/s1413-24782017227167
  34. Paulos, D. (2015). El discurso y su relación con el límite exterior del lenguaje. Cinta de moebio, (53), 190-204. https://doi.org/10.4067/S0717-554X2015000200007
  35. Pérez, F. M., Rivas, F. I., Jano, I. R., & Leite, M. A. (2016). Didáctica general: Estado actual de la didáctica general: Vicisitudes y controversias. Educatio Siglo XXI.
  36. Pérez, V. D. (2016). Didáctica y prácticas en posgrado: una aproximación teórica. Revista UNIMAR, 34(1), 71-85.
  37. Porras, E. A. (2015). El uso pragmático del diminutivo en el español del Valle Central de Costa Rica. Revista de Lenguas Modernas, (23). 185-204.
  38. Posada, L. E. J. (2019). Uso de los memes como nueva herramienta digital comunicativa, entre la organización y los usuarios: netnografía Metro de Medellín [Tesis de pregrado]. Universidad de Antioquia. https://bibliotecadigital.udea.edu.co/bitstream/10495/16573/5/PosadaEdwin_2020_UsoMemeHerramienta.pdf
  39. Rivera, E., del Carmen, M. J., Morales Sáez, M. C., Núñez Contreras, E. A., & Parra Hernández, J. E. (2018). Determinar las metodologías didácticas utilizadas por docentes para favorecer la inclusión de alumnos diagnosticados con trastorno de déficit de atención e hiperactividad de primer año medio del Liceo Politécnico Ignacio Carrera Pinto de San Carlos [Tesis de maestría]. Universidad del BIO-BIO. http://repobib.ubiobio.cl/jspui/handle/123456789/2887
  40. Rodríguez, L. A. S. (2020). Una mirada socio pragmática al discurso estudiantil en la escuela. Revista Boletín Redipe, 9(3), 61-68. https://doi.org/10.36260/rbr.v9i3.929
  41. Rodríguez, S. L. (2018). Mejoramiento en el desempeño de los colaboradores de la cadena, Boticas Diana-Cajamarca. [Tesis de especialización]. Universidad San Pedro. http://www.repositorio.usanpedro.edu.pe/handle/USANPEDRO/5993?show=full
  42. Santos, L. M., Rojas, Á. M., & Laverde, A. P. (2019). Desarrollo infantil: cinco áreas críticas. Primera Infancia, 1, 231-269. https://doi.org/10.14349/9789585234420.8
  43. Scribano, A. O., & Cena, R. B. (2017). Body signals:" body speech acts", torn sensibilities and interstitial practices. Revista Latinoamericana de Estudios sobre Cuerpos, Emociones y Sociedad, 9(24), 4-11.
  44. Susanibar, F., Dioses, A., & Monzón, K. (2016). El habla y otros actos motores orofaciales no verbales: revisión parte I. Revista Digital EOS Perú, 7(1), 56-93.
  45. Telcán, A. C. R., & Telcán, A. H. N. (2018). Estrategias didácticas para desarrollar la creatividad. [Tesis de maestría]. Universidad de Guayaquil. http://repositorio.ug.edu.ec/handle/redug/38698
  46. Trejo, J. L. (2015). Ética cibernética. Entre metáforas y metarealidades. UNAM, 1, 1-11.
  47. Valencia, B. J., & Atehortúa, N. G. (2019). Las habilidades sociales en los ambientes escolares. Revista Universidad Católica Luis Amigó (histórico), (3), 151-162. https://doi.org/10.21501/25907565.3263
  48. Valencia, B. J., & Buitrago, B. B. (2019). Dimensión estética en la enseñanza de la filosofía: posibilidades de sensibilización frente a la diversidad ideológica en el posconflicto colombiano. Perseitas, 7(1), 18-39. https://doi.org/10.21501/23461780.3155
  49. Valencia, B. J., Arrubla, S. R. Q., & Robledo, L. E. R. (2017). Conocimiento de la didáctica del inglés en docentes de educación preescolar. Infancias imágenes, 16(1), 72-82. https://doi.org/10.14483/16579089.9757
  50. Vázquez, B. Y., & Saladrigas, M. H. M. (2019). La construcción estratégica del discurso en comunicación: análisis de un caso de discurso tributario en Cuba. Question/Cuestión, 1(64), 2-16. https://doi.org/10.24215/16696581e224
  51. Vera, V. D. G., Valencia, B. J., Cardona, N. B., Cifuentes, M. A., Herrera, S. J., & Martínez, L. M. (2019). Should an Effective Language Learning Be through the Development of Just One Language Skill?. The Qualitative Report, 24(11), 2778-2793.
  52. Vide, R. V. (2020). Teoría de los actos de habla y cuestiones de teología fundamental. Aportaciones y limitaciones. Scripta Theologica, 52(3), 615-646. https://doi.org/10.15581/006.52.3.615-646
  53. Ygual, F. A., Cervera, M. J. F., & Mártir, C. D. V. S. V. (2016). Eficacia de los programas de ejercicios de motricidad oral para el tratamiento logopédico de las dificultades de habla. Revista de neurología, 62(1), 59-64. https://doi.org/10.33588/rn.62S01.2016018
  54. Ynoub, R. C. (2015). Actos de habla y teoría de las modalidades: examen de su potencialidad para la descripción de la psicogénesis de la experiencia jurídica infantil. Investigación y Práctica Profesional.