Publicado 2022-12-30
Palavras-chave
- educación,
- pedagogía,
- TIC,
- aprendizaje significativo
Como Citar
Copyright (c) 2022 Revista Docencia Universitaria
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Resumo
Esta pesquisa foi baseada na experiência de campo com um grupo de crianças da Instituição Educacional Madre Gabriela em 2019, da cidade de Cartagena, Colômbia; Foi analisado como pode ser melhorado o desempenho das crianças na disciplina de números fracionários em 7ª Matemática, através da aplicação de um software que irá implementar uma estratégia pedagógica de aprendizagem significativa e autónoma, orientada para a sua motivação, adaptando as atividades de avaliação tradicionais em números fracionários ao Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) proposto como estratégia que permite visualizar o antes e o depois do exercício com a ferramenta tecnológica e descrever a importância e as ações a serem realizadas com base no aprendizado da matemática da sétima série como base para o progresso em níveis mais elevados. Este processo adotou um método estatístico de aplicação e análise de hipóteses através de tabelas de contingência, nas quais são registados os dados da experiência antes e depois da adoção da aplicação informática, a um grupo de 30 alunos; Os achados permitiram concluir que os resultados finais das avaliações não são alheios ou independentes da mudança na estratégia pedagógica utilizada no software proposto.
Downloads
Referências
- Aragón, H. (2023). El aprendizaje de números fraccionarios mediado por una aplicación de video juego en estudiantes de grado séptimo. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 7(5), 5205-5219
- Hernández-Sampieri, R. y Mendoza, C. (2018). Metodología de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. Mc. Graw Hill.
- García-González, L. y Solano-Suárez, A. (2020). Enseñanza de la matemática mediada por la tecnología. EduSol, 20(70), 84-99. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1729-80912020000100084&lng=es&tlng=en.
- Martínez, C. (1986). Estadística Apuntes y 600 Problemas Resueltos. ECOE Editores.
- Ministerio de Educación Nacional de Colombia. (2006). Estándares Básicos de Competencias en Lenguaje, Matemáticas, Ciencias y Ciencias Sociales. Imprenta Nacional de Colombia.
- Novak, J. D., y Gowin, D. B. (1988). Aprendiendo a Aprender. Martínez Roca.
- Organización para la Cooperación y Desarrollo Económicos. (OCDE). (2018). Programa para la Evaluación Internacional de Alumnos (PISA). https://www.oecd.org/pisa/publications/PISA2018_CN_COL_ESP.pdf
- Parra Garzón, L. V. (2017). Objeto virtual de aprendizaje para capacitar a docentes de la Universidad Militar Nueva Granada en el contexto de la era digital. [trabajo de grado] Universidad Militar Nueva Granada. Repositorio Universidad Militar Nueva Gtranada. http://hdl.handle.net/10654/17239.
- Parra, O. (2021). Ventajas del trabajo colaborativo para el aprendizaje de los números fraccionarios. Revista Seres y Saberes, 65-69. https://revistas.ut.edu.co/index.php/SyS/article/download/2430/1862
- Pascuas, Y., Jaramillo, C. y Verástegui, F. (2015). Desarrollo de objetos virtuales de aprendizaje como estrategia para fomentar la permanencia estudiantil en la educación superior. Revista Escuela de Administración y Negocios, (79), 116-129. https://doi.org/10.21158/01208160.n79.2015.1271
- Piñeros, J. C. (2020). La tecnología en la enseñanza: una oportunidad para migrar hacia una educación pertinente. Revista Docencia Universitaria, 21(2), 35-53. https://doi.org/10.18273/revdu.v21n2-2020003
- Rojas Hincapié, C. (2015). Objetos virtuales de aprendizaje como herramienta para la enseñanza del álgebra en el grado octavo de la Institución Educativa Ana de Castrillón [tesis de maestría, Universidad Nacional de Colombia]. Repositorio Universidad Nacional. https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/55932
- Rueda, V. (2020). Método para la construcción de ova como servicios web [trabajo de Maestría] Universidad de Medellín. Repositorio institucional. https://repository.udem.edu.co/bitstream/handle/11407/6380/T_MIS_466.pdf?sequence=2&isAllowed=y
- Sánchez Eraso, J. K. (2018). Resolución de Problemas con Operaciones Básicas de Fraccionarios a partir de la Implementación de Objetos Virtuales basados en Páginas Interactivas de Uso Libre [trabajo de maestría]. Universidad Autónoma de Manizales. Repositorio institucional.
- Velasco Barreto, A. (2017). Estrategias para el fomento de la innovación en instituciones de educación básica y media, de carácter oficial: el caso de tres colegios en Cartagena de Indias (Colombia) [trabajo de maestría]. Universidad Tecnológica de Bolívar. https://biblioteca.utb.edu.co/notas/tesis/0073511.pdf