Resumo
Introdução: ao considerar que, em disciplinas como a estatística, aspectos
afetivos podem determinar a realização dos objetivos de aprendizagem, este
estudo propôs-se estabelecer a validade de conteúdo e de construção da Escala
de Atitudes para com a Estatística. Métodos: estudo observacional, de corte
transversal, tipo validação de escalas. Participaram 250 estudantes de
pré-graduação de áreas da saúde. Analisou-se validade de conteúdo mediante
juízo de peritos, validade de construto com análise fatorial exploratória e
confirmatória. Resultados: na validação de conteúdo, todos os itens obtiveram
notas superiores a 3 (escala de 1-4), com ótimo acordo inter juízes (> 0,5). Alfa
de Cronbach de 0,865. Com a análise fatorial exploratória, foram eliminados
6/25 itens. Os resultados da análise fatorial confirmatória reportaram um
índice de ajustamento comparativo adequado e coeficiente de Tucker Lewis
aceitável. A raiz quadrada do erro de aproximação médio (RMSEA) também foi
aceitável (entre 0,05 e 0,08), a raiz quadrada média residual normalizada
(SRMR) assinalou um bom ajustamento (< 0,08). Os itens foram agrupados em
3 fatores: avaliação positiva da estatística, agrado e habilidades em estatística,
avaliação negativa da estatística. Conclusão: a Escala de Atitudes para com a
Estatística, validada em população colombiana, é uma ferramenta de apoio no
processo ensino-aprendizagem da estatística; pode ser utilizada no início,
durante o seguimento ou no final de disciplinas que envolvam a estatística.
Referências
Cobb G, Moore D. Mathematics, Statistics, and Teaching. Am. Math. Mon. 1997; 104(9): 801-823.
Gonzáles-Gómez D. Constitución de la identidad del profesor que enseña estadística [Internet] [Tesis de Doctorado en Educación]. [Medellín]: Universidad de Antioquia; 2014. Disponible en: https:// bibliotecadigital.udea.edu.co/handle/10495/6931
Comas C, Martins JA, Nascimento MM, Estrada A. Estudio de las actitudes hacia la estadística en estudiantes de psicología. Bolema [Internet]. 2017; 31(57): 479-496. doi: 10.1590/1980-4415v31n57a23
Estrada A, Batanero C, Fortuny JM. Un estudio comparado de las actitudes hacia la estadística en profesores en formación y en ejercicio. Ens Cienc. 2004; 22(2): 263-273.
Gatusso L, Pannone M. Teacher’s training in a statistics teaching experimental. In: Proceedings of the sixth international conference on teaching of statistics. Cape Town: IASE. 2002.
Abal FJP, Auné SE, Attorresi HF. Construcción y validación de una Escala de actitud hacia la matemática para estudiantes de psicología. Univ Psychol [Internet]. 2018; 17(4): 1-15. doi: 10.11144/ Javeriana.upsy17-4.cvea
Gómez Chacón I. Matemática emocional. Los afectos en el aprendizaje matemático. RECENSIONES [Internet]. 2002; 158-159.
Estrada A, Bazán J, Aparicio A. Evaluación de las propiedades psicométricas de una escala de actitudes hacia la estadística en profesores. AIEM [Internet]. 2013; (3).
Martins JA, Nascimiento MM, Estrada A. Caminando: las actitudes hacia la estadística en estudiantes universitarios en el norte de Portugal. En: Investigación en educación matemática XVI, 2012, ISBN 978-84-695-4466-2, p. 375-384 [Internet]. Madrid: Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática; 2012; 375-384.
Torres Áviles F, Aparicio Pereda A, Bazán Guzmán J, Abdounur O. Actitudes hacia la estadística en universitarios del área de las ciencias de una universidad pública de chile. Educ Matem Pesq São Paulo. 2015; 17: 45-73.
Tornimbeni S, Pérez E, Olaz F. Introducción a la psicometría. Vol. 1. Buenos Aires, Argentina: PAIDÓS; 2008. 288 p.
Estrada Roca MA. Análisis de las actitudes y conocimientos estadísticos elementales en la formación del profesorado [Tesis Doctoral]. [Belaterra]: Universidad Autónoma de Barcelona; 2002.
Chahín-Pinzón N. Aspectos a tener en cuenta cuando se realiza una adaptación de test entre diferentes culturas. Psychol [Internet]. 1 de julio de 2014 [citado 3 de marzo de 2022]; 8(2): 109-112.
Galicia Alarcón LA, Balderrama Trápaga JA, Edel Navarro R. Validez de contenido por juicio de expertos: propuesta de una herramienta virtual. Apertura [Internet]. 2017; 9(2): 42-53. doi: 10.32870/ap.v9n2.993
Escobar-Pérez J, Cuervo-Martínez Á. Validez de contenido y juicio de expertos: una aproximación a su utilización. Avances en medición [Internet]. 2008; 6: 27-36
Newman DA, Sin H-P. Within-Group Agreement (RwG): two theoretical parameters and their estimators. Organ Res Methods [Internet]. 2020 [citado 14 de octubre de 2021]; 23(1): 30-64. doi: 10.1177/1094428118809504
Müller R, Büttner P. A critical discussion of intraclass correlation coefficients. Stat Med [Internet]. 1994; 13(23-24): 2465-2476.
Martínez Ortega RM, Tuya Pendás LC, Martínez Ortega M, Pérez Abreu A, Cánovas AM. El coeficiente de correlación de los rangos de Spearman, caracterización. Rev Hab Cienc Médicas [Internet]. 2009; 8(2).
Calderón Cisneros J, Ortiz Chimbo KM, Alcívar Trejo C. Análisis factorial exploratorio como método multivariante para validación de datos académicos en plataformas virtuales. Rev Lasallista Investig [Internet]. 2018; 15(2): 10-19.
Mejía-Trejo J. Las Ciencias De La Administración Y El Análisis Multivariante. Proyectos De Investigación, Análisis Y Discusión De Resultados. Volumen II. Técnicas Interdependientes. [Internet]. Rochester, NY: Social Science Research Network; 2017 [citado 28 de marzo de 2022].
Aldás J, Uriel E. Análisis multivariante aplicado en R. 2.a ed. Madrid, España: Paraninfo; 2017. 678 p.
Frias-Navarro D. Apuntes de consistencia interna de las puntuaciones de un instrumento de medida. Universidad de Valencia, España. Rev Educ. [Internet]. 2019; 385: 173-206.
Ordoñez-Camacho XG, Romero-Martinez SJ, Ruiz de Miguel C. Actitudes hacia la estadística en alumnos de educación: Análisis de Perfiles. Complut Educ. 385: 173-200.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Sindy Gisela Torreglosa-Hernández, Difariney González-Gómez, Assumpta Estrada, Andry Yasmid Mera-Mamián, Heidy Johanna Contreras-Martinez, Douglas Lizcano-Cardona